CIENTISTAS DESCOBREM MECANISMO QUE EXPLICA "CURA ESPONTÂNEA" DO HIV

Cientistas descobrem casos de "cura espontânea" do HIV (Foto: Reprodução)
Cientistas descobrem mecanismo que explica “cura espontânea” do HIV
Trabalho de pesquisadores franceses pode abrir portas no tratamento da AIDS
Cientistas franceses descobriram um mecanismo genético em dois homens infectados com o vírus HIV capaz de servir como “cura espontânea” contra a AIDS. Um dos pacientes carregava o vírus há mais de 30 anos, enquanto o mais jovem há três. Segundo os pesquisadores, o patógeno causador da AIDS permaneceu inativo nas células de imunidade por uma mudança no código genético.
A evolução parece estar relacionada ao crescimento de uma enzima comum chamada APOBEC. Em declaração oficial, a “aparentemente espontânea cura abre uma avenida interessante para os engenheiros farmacêuticos”. Os cientistas também complementaram na publicação: “Estimular essa enzima pode ser uma alternativa para os novos infectados. Eles podem ter uma chance de se curarem espontaneamente”.

Publicado no jornal Clinical Microbiology and Infection, o trabalho foi conduzido por cientistas do France's Institute of Health and Medical Research. O projeto explica que normalmente o HIV se replica nas células CD4 de imunidade, depois reprogramando para causar os males da doença. Contudo, existe um raro grupo (menos de 1% dos infectados) que naturalmente consegue segurar a replicação e manter o vírus indetectável em níveis clínicos.

Essas pessoas são conhecidas como “controladores de elite” e o mecanismo envolvido ainda permanece como mistério para o mundo da ciência. Para a pesquisa, a equipe de cientistas procurava pessoas com essa característica. Foi aí que acharam um homem de 57 anos, diagnosticado soropositivo em 1985, e um garoto de 23 anos, diagnosticado em 2011.

Apesar de continuarem com o vírus, testes comuns não conseguiram detectar sua presença. Nesse momento, os médicos descobriram que em ambos os casos o HIV não conseguia se replicar devido às mutações nos seus códigos genéticos. Os pesquisadores sugerem que essa é uma evolução espontânea entre humanos e o vírus: “Esse é um processo conhecido como endogenização. Talvez isso tenha neutralizado o vírus em humanos do passado. Nós propomos que a cura do HIV talvez ocorra da endogenização do HIV nos humanos”.

“Essas descobertas sugerem que depois de milhões de mortes, é provável que alguns indivíduos tenham conseguido endogenizar e neutralizar o vírus para transmitir aos seus descendentes”, completa a declaração.

Para os pesquisadores, esse não é um fenômeno único. Os cientistas acreditam que um “sequenciamento massivo” do DNA humano – particularmente de africanos, que foram expostos ao HIV por mais tempo – pode ser o caminho. “Nós acreditamos que persistir no DNA do HIV pode levar à cura”, conclui o estudo.
Fonte:http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2014/11/
Cientistas descobrem casos de "cura espontânea" do HIV (Foto: Reprodução)

Comentários