RESULTADOS PRELIMINARES DE DROGAS ANTI- ENVELHECIMENTO SÃO ANIMADORES

Resultados preliminares de drogas anti-envelhecimento são animadores
     Testes em humanos começa a agradar comunidade científica

David Sinclair, da Universidade de Harvard, tem trabalhado em uma fonte da juventude molecular. Depois do sucesso em ratos, testes humanos começaram a ser realizados em todo o planeta. Apesar dos resultados preliminares mostrarem que esses tratamentos são seguros, ainda é muito cedo para dizer sua real efetividade no campo do “anti-envelhecimento”.
Grande parte do processo de envelhecimento humano é conhecida como senescência, um modo geral de explicar alguns problemas do corpo. Os músculos começam a perder força; a insulina deixa de ser produzida; as células não produzem glicose e as atividades não conseguem mais ser completadas. Isso explica a razão de ser tão difícil manter atividades na terceira idade.

Pensando nisso, o estudo publicado no jornal Cell mostrou que é possível reduzir drasticamente a passagem dos anos nos tecidos musculares. Tratando ratos com uma enzima metabólica chamada NAD+, os pesquisadores conseguiram reverter o processo.

Normalmente, as pessoas têm seus níveis de NDA+ reduzidos ao passar do tempo. Isso diminui a produção de ATP e, consequentemente, de energia. Com a injeção da enzima, os cientistas “rejuvenesceram” os músculos dos ratinhos.

Se os resultados conseguirem ser replicados por completo em humanos, pessoas com 60 anos teriam músculos de 20. Os estudos demoraram a chegar aos humanos por medo de efeitos colaterais e interações negativas.

Para Sinclair, essa é uma oportunidade de se levar uma vida longa e saudável: “Alguns dizem que o que faço é brincar de Deus, mas 100 anos atrás, o que diziam sobre os antibióticos? Provavelmente a mesma coisa”.

Além disso, o cientista complementou: “As pessoas se preocupam com grandes avanços da tecnologia e da medicina... Mas quando viver até os 90 anos de idade for alguma coisa natural, nós olharemos para trás da mesma forma que outras pessoas olharam a chegada dos antibióticos”.
Fonte:http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2014/11/

Comentários