Pular para o conteúdo principal

SUBSTÂNCIA USADA EM SABONETES,SHAMPOOS E CREME DENTAL PODE PROVOCAR CÂNCER E PROBLEMAS NO FÍGADO,DIZ PESQUISA

Substância usada em sabonetes, shampoos e creme dental pode provocar câncer e problemas no fígado, diz pesquisa

Um aditivo encontrado em muitos sabonetes líquidos e outros produtos de uso doméstico comum tem sido associado ao câncer em um novo estudo.
Triclosan é um agente antimicrobiano comumente encontrado em sabonetes, xampus, cremes dentais, antitranspirantes, perfumes, colônias e em muitos outros itens domésticos.
Apesar do seu uso generalizado, os pesquisadores identificaram consequências potencialmente graves de exposição a longo prazo ao produto químico.
O estudo, publicado pela revistaProceedings, da Academia Nacional de Ciências, mostra que triclosan provoca fibrose hepática e câncer em ratos de laboratório.
A fibrose hepática ocorre devido a inflamação persistente do fígado, o que faz com que o tecido cicatricial fibroso se formem em torno das células do órgão e dos seus vasos sanguíneos. Ao longo do tempo, pode causar cirrose e falência.
No entanto, os investigadores salientam que os resultados também são relevantes em humanos, devido aos processos que eles observaram durante a realização do estudo em camundongos.
O triclosan está na mira do Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos, devido relatórios recentes que afirmam que ele desequilibra os hormônios e prejudicar a contração muscular.
Os especialistas estão preocupados porque o triclosan está amplamente espalhado em um número grande de produtos cosméticos e de higiene.
Pesquisas anteriores descobriram vestígios de triclosan em 97% das amostras de leite materno em mulheres lactantes nos EUA. Destas, 75% tinham vestígios também na urina. Só nos EUA, o triclosan é o 7º composto químico mais detectado nas pessoas e nos esgotos.
Enquanto parece senso comum que sabonetes antibacterianos podem proteger contra doenças causada por bactérias, a verdade é que não existem evidências suficientemente fortes para tal alegação.
O Food and Drug Administration do governo americano, realiza há 40 anos pesquisas sobre a substância, juntamente com numerosos estudos independentes. A agência mostrou que triclosan em sabonetes, lenços umedecidos, gel para mãos, etc, não produzem nenhum benefício sobre a higiene além da dupla já conhecida: água e sabão!
As evidências mostram que crianças expostas ao uso prolongado de triclosan, durante meses ou anos, têm maiores chances de desenvolver alergias, de acordo com estudos publicanos no Jornal de Alergia e Imunologia Clínica, em 2012, e na Environmental Health Perspectives, em 2011.
Algumas pesquisas também sugerem que os aditivos em sabonetes antibacterianos pode contribuir para a resistência aos antibióticos, um problema crescente de saúde pública.
O Dr. Robert Tukey é o principal autor do novo estudo. Ele é da escola de medicina da Universidade da Califórnia. Segundo ele, a substância “possui riscos muito reais” à saúde.
Ele apresenta um risco muito real de toxicidade ao fígado nas pessoas, como acontece em ratos, especialmente quando combinado com outros compostos com ação semelhante”, disse.
Dr. Tukey e seus colegas descobriram que o triclosan provoca problemas no funcionamento do fígado. Os ratos foram expostos durante 6 meses (o que equivale a 18 anos em humanos), apresentando fibrose, falência do órgão ou câncer.
O estudo sugere que o triclosan pode interferir em uma proteína responsável pela desintoxicação, impedindo o corpo de “limpar” produtos químicos e substâncias estranhas.
O coautor do estudo, Dr. Bruce Hammock, disse: “Nós deveríamos reduzir a exposição dos humanos e do meio ambiente a esta substância, eliminando completamente seu uso, devido ao baixo benefício que ela agrega em sabonetes líquidos”. Segundo ele, deveríamos também ter cautela ao usar cremes dentais que contenham o triclosan.

Fonte:http://www.jornalciencia.com/saude/corpo/4439-substancia-usada-em-sabonetes-shampoos-e-creme-dental-pode-provocar-cancer-e-problemas-no-figado-diz-pesquisa#.VNpPObvj6kY.google_plusone_share

Postagens mais visitadas deste blog

LUTEÍNA COMBATE MANCHAS E FOTOENVELHECIMENTO DA PELE

A luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - proporciona um efeito fotoprotetor contra a radiação solar e artificial, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da peleFoto: Shutterstock
Luteína combate manchas e fotoenvelhecimento da pele
Estudos já comprovaram que a luz emitida por computadores, televisores e lâmpadas fluorescentes pode causar manchas na pele, assim como os raios ultravioleta (UVA e UVB). Mas, o que pouca gente sabe é que a luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - pode proporcionar um efeito fotoprotetor contra todas essas radiações, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da pele. Os benefícios desse ativo para a cútis começaram a ser valorizados há cerca de cinco anos quando a revista científica americana Skin Pharmacology and Physiology divulgou um estudo que apontou a luteína como uma poderosa arma antioxidante contra o fotoenvelhecimento cutâneo, causad…

UC-II - COLÁGENO NÃO DESNATURADO,O QUE É ? - FANTÁSTICO SUPLEMENTO DERIVADO DA CARTILAGEM DO FRANGO

UC-II COLAGENO NÃO DESNATURADO DUAS VEZES MAIS ATIVO DO QUE CONDROITINA + GLUCOSAMINA A cartilagem é um dos tecidos conjuntivos primários do corpo, proporcionando flexibilidade e suporte para as articulações ósseas. O colageno tipo II não desnaturado, é a principal proteína estrutural na cartilagem que é responsável pela sua resistência à tração e firmeza. Derivado de cartilagem de frango, UC-II® consiste em colágeno tipo II não desnaturado que age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis e promover a mobilidade e flexibilidade das articulações. UC-II® tem sua composição patenteada, e demonstrou a sua eficácia em estudos clínicos em humanos. Descrição O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sangüíneos, intestinos e cartilagens, correspondendo a 30% da proteína total e a 6% em peso do corpo humano. Também é encontrada em diversos tecidos de animais. UC-II® é um colágeno do tipo II, não-desnaturado, derivado da cartil…

PROCAÍNA,A SENSAÇÃO CONTRA VELHICE

Um novo tratamento contra o envelhecimento está se tornando uma sensação no Brasil. Embora sua aplicação com essa finalidade não seja tão recente, a procaína benzóica estabilizada ganhou força na mídia, e hoje já é utilizada principalmente pelas classes sociais mais abastadas. Além de retardar o envelhecimento, o GH3, nome comercial da procaína, promete equilíbrio nos sistemas corporais, melhora na circulação sangüínea e combate à depressão. O geriatra e ortomolecular Eduardo Gomes e Azevedo trabalha com o GH3 há 27 anos, sendo inclusive usuário do medicamento. Ele alertou que o medicamento não faz milagres, apenas tem eficácia se utilizado num tratamento multidisciplinar. Azevedo contou que, no GH3, a procaína é somada ao metabissulfito de potássio, fosfato bissódico e ácido benzóico, diferente da procaína utilizada como anestésico. "Quando no organismo, a procaína benzóica se metaboliza, transformando-se no ácido para-amino-benzóico e no dietil-etanol-amino. Esses elementos são …