PESSOA MAIS VELHA DO MUNDO É UMA AMERICANA QUE VIVEU AO LONGO DE TRÊS SÉCULOS

Talley, de 115 anos vive no Michigan (norte). Ela nasceu na Geórgia em 23 de maio de 1899 e nesta terça-feira completa 115 anos e 320 dias, segundo o Grupo de Investigação Gerontológica (GRG), que registra os casos documentados daqueles que ultrapassaram os 110 anos de vida.
De acordo com o GRG, existem no mundo apenas três pessoas nascidas no século XIX, e as três são mulheres de 115 anos: as americanas Jeralean Talley (23/05/1899) e Susannah Mushatt Jones (06/07/1899) e a italiana Emma Morano-Martinuzzi (29/11/1899).
O último homem nascido no século XIX (em 1896), o inglês Henry Allingham, faleceu em 2009, segundo o GRG.
No entanto, este registo pode deixar de fora supercentenários que vivem em áreas remotas ou pouco pesquisadas, como a camponesa peruana Filomena Taipe (1987), a mulher mais velha do Peru, que faleceu no último domingo aos 117 anos e que não aparecia na lista do GRG depois de viver ao longo de três séculos.
Taipe nasceu em 20 de dezembro de 1897, de acordo com seu registro de identidade.
Entrevistada pelo Detroit Free Press sobre o segredo de sua longevidade, Talley, que vive em Inkster, perto de Detroit, disse que isso não dependia de si mesmo. "Vem de cima (...) Não está em minhas mãos ou nas suas".
Para a revista Time, que entrou em contato com uma de suas filhas de 77 anos, Thelma Holloway, a nova decana come muito porco, fica acordada até tarde e parou de jogar boliche aos 104 anos.
A ex-decada da humanidade, Gertrude Weaver, morreu na segunda-feira aos 116 anos.
Gertrude Weaver, que completaria 117 anos em 4 de julho, morreu vítima das complicações provocadas por uma pneumonia em um asilo do estado de Arkansas.
A americana, nascida em 1898, se tornou a pessoa mais velha do planeta em 1º de abril, após a morte da japonesa Misao Okawa, aos 117 anos.
"Sabia que era a decana da humanidade e estava muito feliz. Ela apreciava cada ligação, cada carta, cada comentário", declarou ao jornal Washington Post Kathy Langley, uma das diretoras do centro Silver Oaks Health and Rehabilitation, onde Gertrude morava.
Ao ser questionada sobre o segredo de sua longevidade, Gertrude Weaver afirmou a um jornal de Arkansas que um dos motivos era "tratar bem todo mundo".
Filha de agricultores, Gertrude Weaver era a mais nova de seis irmãos.
Ela teve quatro filhos, dos quais o único ainda vivo completou 94 anos na semana passada, segundo o Washington Post.
A japonesa Misao Okawa faleceu no dia 1º de abril, menos de um mês depois de completar 117 anos.

Fonte:https://br.noticias.yahoo.com/morre-aos-116-anos-mulher-velha-planeta-115122373.html

(Foto: AP)

Comentários