Pular para o conteúdo principal

HÁBITOS DIÁRIOS PARA EVITAR A CIRURGIA DE VARIZES

Quer evitar a cirurgia de varizes? Veja os hábitos do dia a dia que podem minimizar o problema

Manter uma dieta saudável e se exercitar são algumas das recomendações dos especialistas

Um dos incômodos mais comuns entre as mulheres são os microvasos e as varizes. Enquanto os vasinhos ou telangiectasias se encontram na superfície da pele e se caracterizam pela espessura de um fio de cabelo e pela coloração arroxeada ou avermelhada, as varizes são veias mais dilatadas e, quando não tratadas, podem provocar dor e desencadear problemas circulatórios. “Assim como os vasinhos, as varizes são hereditárias, mas a falta de algumas substâncias como o colágeno e a elastina faz a parede do vaso ficar mais frágil e provoca o seu alargamento. Outros fatores como alterações hormonais, uso de pílula anticoncepcional, sedentarismo e obesidade podem contribuir para o surgimento de ambos”, esclarece o angiologista Ary Elwing.


O tratamento desse problema pode incluir desde a cauterização com o auxílio de cateter por radiofrequência, laser e aplicações, até a cirurgia. Por isso, é fundamental consultar um angiologista capacitado para identificar os sinais e tratá-los da melhor maneira possível. "O ideal é que a primeira consulta seja feita entre os 40 e 50 anos, no máximo. Além do check-up, é imprescindível que a pessoa mantenha uma vida saudável, evite o sedentarismo e não abuse de bebidas alcoólicas", recomenda o angiologista e cirurgião vascular Eduardo Fávero., ressaltando que a frequência deve ser maior no caso de gestantes e pessoas com histórico familiar.
Quer evitar a cirurgia de varizes? Confira tratamentos e hbitos para minimizar o problema (Foto: Reproduo / Getty Images)Quer evitar a cirurgia de varizes? Confira tratamentos e hábitos para minimizar o problema (Foto: Reprodução / Getty Images)


Veja que hábitos adotar para prevenir e minimizar o problema

Movimente-se!

Procure caminhar, subir escadas, andar pelo escritório e em casa ao longo do dia. O importante para evitar a dor e o inchaço é não ficar muito tempo sentado ou em pé, pois isso pode congestionar a circulação venosa das pernas e exigir que as veias trabalhem duro para levar o sangue bombeado de volta para o coração. Ao contrair os músculos das pernas, principalmente, a panturrilha, o sangue é impulsionado para a parte de cima da perna, estimulando assim a circulação. Elevar as pernas sobre o sofá ou na cama ao final do dia também contribui para o retorno do sangue venoso.

Se for realizar viagens mais longas seja de ônibus ou de avião, procure esticar as pernas, movimentar a ponta do pé, estender a panturrilha e fazer movimentos circulares ao redor do tornozelo. "Após permanecermos sentados por muito tempo, a velocidade de retorno do sangue das pernas ao coração diminui, tornando o sangue mais viscoso e passível de coagulação", afirma Ary Elwing. Para as grávidas, o ginecologista obstetra Antonio Paulo Stockler recomenda levantar a cada duas ou três horas. “A grávida tem produção aumentada de fatores de coagulação. Ficar submetida ao aumento da pressão dentro da aeronave e sentada por muito tempo pode favorecer o risco de trombose e inchaço”, alerta.
Alimente-se bem e mantenha o peso ideal

Adotar uma dieta saudável e combater o ganho de peso também pode minimizar o aparecimento das odiadas varizes. De acordo com Eduardo Fávero, uma pessoa acima do peso tem acúmulo de gordura visceral, o que exerce um aumento da pressão intra-abdominal, dificultando a circulação sanguínea. Além disso, é recomendável optar por uma alimentação abundante em fibras e líquidos, pois isso evita a constipação intestinal. "Um intestino que não funciona corretamente acarreta o aumento da pressão no interior do abdômen, causando um obstáculo a mais para o retorno do sangue que circula nas pernas", acrescenta o cirurgião. Já o ginecologista aponta a importância de fazer refeições a cada três horas, evitando alimentos ricos em sódio, como enlatados, salgadinhos e embutidos.
Pratique exercício físico

O sedentarismo não só não contribui em nada para a perda de peso como também influencia a circulação sanguínea. De acordo com Eduardo Fávero, os exercícios anaeróbicos, como os de hipertrofia muscular, aumentam a força de contração dos músculos das pernas, tornando as bombas musculares mais eficientes, enquanto os exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação e ciclismo, aumentam a atividade das mesmas. Mas Antonio Paulo Stockler faz um alerta: “Durante o dia, deve-se tomar cuidado com o sol, que provoca vasodilatação e faz com que as pernas fiquem mais inchadas, o que pode favorecer o aparecimento das varizes e dores”.
Vai iniciar uma atividade fsica? Saiba que exames mdicos prvios so recomendados em cada idade (Foto: Reproduo / Getty Images)Praticar atividade física ajuda a prevenir as varizes (Foto: Reprodução / Getty Images)

Não exagere no salto alto

Sapatos com saltos muito altos, quando utilizados com frequência, podem contribuir para o aparecimento de varizes. Isso porque, como explica Eduardo Fávero, o bombeamento de sangue depende da alternância entre contração e relaxamento muscular - durante o relaxamento, os músculos se enchem de sangue e, na contração, esse sangue é bombeado - e, em função do salto alto, os músculos das panturrilhas permanecem em constante contração. Para suavizar os efeitos de um dia cansativo sobre o salto, vale relaxar as pernas com um banho frio.

Evite fumar

O cigarro é responsável por danos à parede dos vasos sanguíneos, além de aumentar a predisposição à formação de trombos, ou seja, os coágulos formados no interior das veias e que causam a famosa trombose venosa profunda. Além disso, evite combinar a pílula anticoncepcional com o hábito de fumar, já que essa associação aumenta ainda mais o risco de formação de coágulos.

Fonte:http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/quer-evitar-cirurgia-de-varizes-veja-os-habitos-do-dia-dia-que-podem-minimizar-o-problema.htm

Postagens mais visitadas deste blog

LUTEÍNA COMBATE MANCHAS E FOTOENVELHECIMENTO DA PELE

A luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - proporciona um efeito fotoprotetor contra a radiação solar e artificial, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da peleFoto: Shutterstock
Luteína combate manchas e fotoenvelhecimento da pele
Estudos já comprovaram que a luz emitida por computadores, televisores e lâmpadas fluorescentes pode causar manchas na pele, assim como os raios ultravioleta (UVA e UVB). Mas, o que pouca gente sabe é que a luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - pode proporcionar um efeito fotoprotetor contra todas essas radiações, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da pele. Os benefícios desse ativo para a cútis começaram a ser valorizados há cerca de cinco anos quando a revista científica americana Skin Pharmacology and Physiology divulgou um estudo que apontou a luteína como uma poderosa arma antioxidante contra o fotoenvelhecimento cutâneo, causad…

UC-II - COLÁGENO NÃO DESNATURADO,O QUE É ? - FANTÁSTICO SUPLEMENTO DERIVADO DA CARTILAGEM DO FRANGO

UC-II COLAGENO NÃO DESNATURADO DUAS VEZES MAIS ATIVO DO QUE CONDROITINA + GLUCOSAMINA A cartilagem é um dos tecidos conjuntivos primários do corpo, proporcionando flexibilidade e suporte para as articulações ósseas. O colageno tipo II não desnaturado, é a principal proteína estrutural na cartilagem que é responsável pela sua resistência à tração e firmeza. Derivado de cartilagem de frango, UC-II® consiste em colágeno tipo II não desnaturado que age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis e promover a mobilidade e flexibilidade das articulações. UC-II® tem sua composição patenteada, e demonstrou a sua eficácia em estudos clínicos em humanos. Descrição O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sangüíneos, intestinos e cartilagens, correspondendo a 30% da proteína total e a 6% em peso do corpo humano. Também é encontrada em diversos tecidos de animais. UC-II® é um colágeno do tipo II, não-desnaturado, derivado da cartil…

PROCAÍNA,A SENSAÇÃO CONTRA VELHICE

Um novo tratamento contra o envelhecimento está se tornando uma sensação no Brasil. Embora sua aplicação com essa finalidade não seja tão recente, a procaína benzóica estabilizada ganhou força na mídia, e hoje já é utilizada principalmente pelas classes sociais mais abastadas. Além de retardar o envelhecimento, o GH3, nome comercial da procaína, promete equilíbrio nos sistemas corporais, melhora na circulação sangüínea e combate à depressão. O geriatra e ortomolecular Eduardo Gomes e Azevedo trabalha com o GH3 há 27 anos, sendo inclusive usuário do medicamento. Ele alertou que o medicamento não faz milagres, apenas tem eficácia se utilizado num tratamento multidisciplinar. Azevedo contou que, no GH3, a procaína é somada ao metabissulfito de potássio, fosfato bissódico e ácido benzóico, diferente da procaína utilizada como anestésico. "Quando no organismo, a procaína benzóica se metaboliza, transformando-se no ácido para-amino-benzóico e no dietil-etanol-amino. Esses elementos são …