Pular para o conteúdo principal

OMS AFIRMA QUE BACON,SALSICHA,PRESUNTO E SIMILARES DEFINITIVAMENTE CAUSAM CÂNCER

OMS afirma que bacon, salsicha, presunto e similares definitivamente causam câncer

 

Carnes não processadas também receberam alerta de risco.

Em um novo documento (veja aqui – link alternativo –, em inglês) publicado nesta segunda-feira (26), a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que carnes processadas causam câncer. A ligação entre esse tipo de produto e o câncer foi maior nos casos de câncer de intestino, mas observou-se também ligação com câncer de pâncreas e de próstata.
Um grupo de trabalho com 22 especialistas, vindos de 10 países, fez as conclusões para a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC – sigla em inglês), sediada na França. A IARC é ligada à OMS que, por sua vez, é o braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para a saúde.
O grupo de cientistas considerou mais de 800 estudos que observaram populações de todo o mundo por mais de 20 anos. Eles concluíram que a carne vermelha é provavelmente cancerígena para seres humanos e, por isso, a colocaram no Grupo 2A. Por enquanto, os pesquisadores da OMS consideraram não ter dados irrefutáveis de que a carne vermelha causa câncer, embora ela provavelmente cause. Como cada vez mais estudos surgem condenando a ingestão desse produto, é provável que em um futuro próximo a carne vermelha também seja declarada como definitivamente cancerígena para os seres humanos.
Já a carne vermelha processada foi citada pela OMS como cancerígena para seres humanos e foi colocada no Grupo 1 na escala de risco. Só para se ter uma ideia do perigo de consumir bacon, presunto, peito de peru, salsicha, salame e outros produtos similares, o Grupo 1 é onde estão classificados o tabaco, o amianto e a fumaça de diesel.
Ainda segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), basta 50 gramas de carne processada por dia para que as chances de desenvolver câncer de intestino aumentem em 18%. Isso corresponde a duas fatias finas de bacon ou de presunto, por exemplo. O risco aumenta conforme o consumo desses produtos também aumenta.
Vale lembrar que os cientistas não consideraram apenas a carne bovina como vermelha. Estão na lista: carne de boi, de porco, de vitela, de carneiro, de cabra e de cavalo. Embora não seja comum no Brasil, alguns países consomem carne de cavalo e grande parte deles são abatidos no Brasil e exportados.
Para os cientistas, as carnes processadas de frango ou de outras aves como peru oferecem o mesmo risco das carnes de boi ou porco processadas. Portanto, produtos considerados mais saudáveis como peito de peru, salsicha de frango e similares são igualmente um risco para a saúde.

Fonte:https://vista-se.com.br/oms-afirma-que-bacon-salsicha-presunto-e-similares-definitivamente-causam-cancer/



Postagens mais visitadas deste blog

LUTEÍNA COMBATE MANCHAS E FOTOENVELHECIMENTO DA PELE

A luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - proporciona um efeito fotoprotetor contra a radiação solar e artificial, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da peleFoto: Shutterstock
Luteína combate manchas e fotoenvelhecimento da pele
Estudos já comprovaram que a luz emitida por computadores, televisores e lâmpadas fluorescentes pode causar manchas na pele, assim como os raios ultravioleta (UVA e UVB). Mas, o que pouca gente sabe é que a luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - pode proporcionar um efeito fotoprotetor contra todas essas radiações, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da pele. Os benefícios desse ativo para a cútis começaram a ser valorizados há cerca de cinco anos quando a revista científica americana Skin Pharmacology and Physiology divulgou um estudo que apontou a luteína como uma poderosa arma antioxidante contra o fotoenvelhecimento cutâneo, causad…

UC-II - COLÁGENO NÃO DESNATURADO,O QUE É ? - FANTÁSTICO SUPLEMENTO DERIVADO DA CARTILAGEM DO FRANGO

UC-II COLAGENO NÃO DESNATURADO DUAS VEZES MAIS ATIVO DO QUE CONDROITINA + GLUCOSAMINA A cartilagem é um dos tecidos conjuntivos primários do corpo, proporcionando flexibilidade e suporte para as articulações ósseas. O colageno tipo II não desnaturado, é a principal proteína estrutural na cartilagem que é responsável pela sua resistência à tração e firmeza. Derivado de cartilagem de frango, UC-II® consiste em colágeno tipo II não desnaturado que age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis e promover a mobilidade e flexibilidade das articulações. UC-II® tem sua composição patenteada, e demonstrou a sua eficácia em estudos clínicos em humanos. Descrição O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sangüíneos, intestinos e cartilagens, correspondendo a 30% da proteína total e a 6% em peso do corpo humano. Também é encontrada em diversos tecidos de animais. UC-II® é um colágeno do tipo II, não-desnaturado, derivado da cartil…

PROCAÍNA,A SENSAÇÃO CONTRA VELHICE

Um novo tratamento contra o envelhecimento está se tornando uma sensação no Brasil. Embora sua aplicação com essa finalidade não seja tão recente, a procaína benzóica estabilizada ganhou força na mídia, e hoje já é utilizada principalmente pelas classes sociais mais abastadas. Além de retardar o envelhecimento, o GH3, nome comercial da procaína, promete equilíbrio nos sistemas corporais, melhora na circulação sangüínea e combate à depressão. O geriatra e ortomolecular Eduardo Gomes e Azevedo trabalha com o GH3 há 27 anos, sendo inclusive usuário do medicamento. Ele alertou que o medicamento não faz milagres, apenas tem eficácia se utilizado num tratamento multidisciplinar. Azevedo contou que, no GH3, a procaína é somada ao metabissulfito de potássio, fosfato bissódico e ácido benzóico, diferente da procaína utilizada como anestésico. "Quando no organismo, a procaína benzóica se metaboliza, transformando-se no ácido para-amino-benzóico e no dietil-etanol-amino. Esses elementos são …