DEZ DICAS PARA VOCÊ APLICAR O PROTETOR SOLAR CORRETAMENTE

Dez dicas para você aplicar o protetor solar corretamente

O movimento ideal, por exemplo, varia de acordo com o tipo de filtro

Você se preocupa, passa o protetor e, quando chega em casa, se vê todo vermelho ou manchado. A aplicação incorreta pode sim ser quase tão grave quanto não se besuntar de filtro. Para não errar, conversamos com especialistas que deram dicas imperdíveis sobre o uso do protetor. Vamos a elas:

Primeira aplicação

Aplicar o protetor solar corretamente 
é fundamental para evitar queimaduras 
e manchas - Marcos Alves / 
Agência O Globo

Movimento certo

Batidinhas sobre a pele é o ideal quando 
se aplica o filtro em base - Márcia Foletto / 
Agência O Globo
"Os cremes devem ser espalhados com movimentos circulares das mãos. Já os protetores em gel devem ser aplicados em sentido único, sem fazer círculos, senão o protetor irá esfarelar e a cobertura da pele ficará comprometida. O spray deve ser borrifado em quantidades maiores sobre a pele para garantir a proteção, mas não deve ser espalhado com as mãos em seguida, pois isso pode prejudicar a cobertura da pele e expor algumas áreas do corpo a queimaduras solares", explica Renata Roxo. Já a base compacta com filtro solar, usada por muitas mulheres, não deve ser aplicada esfregando a esponja do centro da face para as laterais, afirma a dermatologista Christiane Gonzaga: "Isso faz com que a substância que proporciona a proteção contra a radiação UV (que é o óxido de zinco e o dióxido de titânio) também seja arrastada para as laterais, ficando apenas o pigmento da base no centro da face. O ideal é que esse tipo de base seja aplicado em movimentos de tapinhas leves no rosto, para que ele fique uniforme e consiga proteger toda a superfície do rosto".

Partes esquecidas

Dorso dos pés, mãos, nuca e orelhas: 
partes esquecidas - Fabio Seixo / 
Agência O Globo

"O filtro solar deve ser aplicado pelo menos duas ao dia no rosto. E para que essa aplicação se torne um hábito e não seja esquecida, uma dica é deixar o filtro solar junto da escova de dentes, assim a rotina fica: ao acordar, escovar os dentes, lavar o rosto e aplicar o filtro solar; após o almoço, escovar os dentes e aplicar o filtro solar novamente", recomenda Christiane Gonzaga. “As pessoas acham que é suficiente aplicar o protetor só no começo do dia e não reaplicá-lo, já que não irão se expor ao sol e estão indo apenas para o ambiente de trabalho, que na maioria das vezes é fechado. A luz do escritório também queima e faz mal para pele.”, lembra o dermatologista Murilo Drummond.

Reaplicação


Atenção à validade

“Em média, um vidro de protetor solar tem validade de dois anos, informado na embalagem, mas costumo orientar meus pacientes a não utilizarem filtros que estão abertos há alguns meses. O armazenamento pode não ter sido correto, o filtro pode ter ficado muito exposto ao calor e ter comprometido sua eficácia. E se a pessoa tiver usado corretamente, não teria sobrado protetor de um ano para o outro”, lembra Claudia Miki.

Quantidade certa

Colher de chá - Divulgação
“Devemos aplicar 2g/cm2, o que equivale a uma colher de chá. A camada deve ser espessa e uniforme”, orienta Claudia Miki.

Nos olhos

"Apesar de a maioria dos filtros serem oftamologicamente testados, eles costumam arder os olhos quando aplicados nas pálpebras. No Brasil, ainda não há produtos de proteção solares específicos para essa área, dessa forma, uma dica é usar filtro solar infantil em bastão para protegê-la, já que a sua pele é mais fina e sofre as consequências da radiação UV mais precocemente", diz Christiane Gonzaga.

Atenção ao melasma

"Quem tem melasma deve usar dois tipos de filtro solar no dia a dia. Um filtro químico, que absorve a radiação UV, diminuindo o seu impacto na pele, e outro físico ou mineral, que reflete a radiação. Assim, a proteção é maior. No verão, essa dica é essencial para não haver rebote do melasma", afirma Christiane Gonzaga.

Fator de proteção

“As embalagens dos filtros solares indicam o FPS, fator de proteção solar para a radiação UVB. A proteção para a radiação UVA é, em média, um terço. Assim, um filtro FPS 60, por exemplo, significa o fator de proteção 60 para UVB e 20 para UVA. Dessa forma, para evitar os efeitos negativos da radiação UVA, sempre compre um filtro com FPS alto. A radiação UVA é responsável, em grande parte, pelos efeitos de envelhecimento pois atinge a pele mais profundamente, até a derme, onde há o colágeno", explica Christiane Gonzaga.

Fonte: http://oglobo.globo.com/ela/beleza/dez-dicas-para-voce-aplicar-protetor-solar-corretamente-18419599#ixzz3x9R5R9wy

Comentários