O QUE ACONTECE COM OS CABELOS NA GRAVIDEZ E NO PÓS-PARTO ?

Por causa da ação da progesterona, os cabelos ficam mais brilhosos na gravidez, aproveite! (foto: Freeimages)

O que acontece com os cabelos na gravidez e no pós-parto ?

Publicado em 12.01.2016 | por


Apesar dos quilinhos a mais, as mulheres podem, sim, se sentir mais bonitas durante a gravidez. Prova disso são os cabelos, que se tornam mais hidratados, brilhantes e volumosos durante essa fase, por causa do aumento do hormônio progesterona. Aproveite, então, para desfilar por aí com lenços, tiaras, presilhas e outros tipos de acessórios que dão um up no visual sem muito esforço. Se quiser fazer algum tipo de tratamento, entretanto, é preciso conversar com o seu obstetra – os tingimentos, por exemplo, são liberados somente a partir do terceiro trimestre, com tintas sem amônia, e não devem ser aplicados na raiz.
Mas tudo pode mudar depois do nascimento do bebê! A progesterona tem, a partir de então, uma diminuição brusca, fazendo com que os fios fiquem frágeis, quebradiços e com tendência a cair (entre 10% e 50% do volume). A queda, geralmente, começa a partir de 60 dias após o parto, sendo que algumas mulheres só vão perder cabelo depois de 180 dias. Calma! O fenômeno, que tem base fisiológica, costuma ser passageiro. Além da mudança dos níveis hormonais, pode ser influenciada por uma anemia causada pela perda de sangue durante o parto ou por falta de vitaminas.
O que só aumenta a importância de se escolher bem o que se come nesse período. A dica é colocar no prato alimentos com alto valor nutricional, que garantam a saúde do bebê, assim como a dos seus cabelos: carnes, fígado, grãos integrais e vegetais verde-escuros (ricos em ferro); leite e farelo de trigo (fontes de zinco); moluscos, castanhas, cereais, frutas secas e mariscos (possuem boa concentração de cobre) e carne de porco (bem cozida), legumes, batatas, bananas e aveia (ricos em B6). Para diminuir a queda e fortalecer os fios, em casos mais graves, vale a pena consultar um especialista. Ele pode lançar mão de alguns suplementos nutricionais, além de medicamentos de uso oral e tópico.
Isso não significa que você tem de esquecer dos cabelos no pós-parto – afinal, vai cair mesmo! Durante a amamentação, o tingimento dos fios também exige alguns cuidados (dê preferência a produtos sem chumbo ou amônia em sua composição). Mas dá para fazer um bom corte e hidratá-los no salão – o que fará toda a diferença não só para a saúde dos fios, como para sua autoestima!

Fonte:http://itmae.uol.com.br/look-it-mae-menu/o-que-acontece-com-os-cabelos-na-gravidez-e-no-pos-parto

Comentários