UM GUIA DE HIDRATAÇÃO IMBATÍVEL PARA MANTER A PELE LINDA ATÉ O FIM DO VERÃO

As brumas e as texturas em spray hidratam com leveza nos dias de calor (Foto: Thinkstock)

Um guia de hidratação infalível para manter a pele linda até o fim do verão

Repor os líquidos perdidos durante a temporada de sol é a melhor maneira de equilibrar o organismo e deixar a pele bem cuidada até o fim do verão. Confira dicas de produtos e novidades para hidratar o corpo por dentro e por fora

HIDRATAÇÃO DE FORA PARA DENTRO

Fórmulas leve
Enquanto os cremes densos e as manteigas viscosas funcionam bem no inverno, as brumas e as texturas em spray hidratam com leveza nos dias de calor. “Essas opções são mais confortáveis para o verão, pois têm fácil absorção e não deixam a pele gordurosa”, diz a farmacêutica MikaYamaguchi, de São Paulo. Mas não adianta passar o hidratante uma vez por semana. “O uso constante é fundamental para manter o equilíbrio entre água e óleo, o que forma uma barreira natural de proteção na pele. Para isso, é preciso aplicar o produto diariamente, após o banho”, avisa Mika.

Água milagrosa
A nova febre entre os produtos faciais é a solução micelar, uma fórmula multifuncional que limpa e trata o rosto.“É um mix de hidratante e tonificante, só que menos agressivo, ideal para peles sensíveis”, diz a dermatologista Karla Assed, do Rio de Janeiro. Pode ser usado sozinho, como demaquilante, ou depois do sabonete para reforçar a higienização.“Contudo, se a pele estiver muito ressecada, é preciso combiná-lo com um creme”,diz Mika.

Spray de fresco
Indispensáveis no verão, as águas termais já são um clássico do nécessaire. Com ação refrescante, são ricas em minerais que ajudam na reidratação.“Além disso, servem para fixar maquiagem, acalmar a pele pós-sol e ainda hidratar os fios durante a exposição solar”, diz Karla Assed. Borrife várias vezes ao dia para um efeito duradouro.


HIDRATAÇÃO DE DENTRO PARA FORA

Sede de quê?
A água pura é perfeita para o equilíbrio celular. Mas, em determinadas situações, como exercícios de alta intensidade, ressaca, diarreia ou enjoo severo, é preciso ir além dela para repor os sais minerais perdidos.“Bebidas isotônicas, água de coco, sucos de frutas (melancia, melão e maçã) e chás (hortelã e capim cidreira com limão) ajudam a resgatar essas substâncias e a evitar câimbras, falta de energia e cólicas”, diz a nutricionista Isabel Jereissati, do Rio de Janeiro.

Veja uma receita fácil e eficiente para o dia a dia
Suco refrescante
Ingredientes: 1 fatia grossa de melancia sem casca (250 g)/ 1 colher de sopa de polpa de maracujá/ 1 punhado de capim-limão/ 1 cubo de gelo.
Preparo: Bata a melancia, o maracujá e o capim-limão. Coe e retorne ao liquidificador com o gelo, bata mais um pouco e sirva em seguida.

Quantidade certa
A medida diária de ingestão de líquidos é individual e, para saber se é preciso aumentar a dose, basta seguir alguns sinais. Sede excessiva, olheiras e a cor da urina podem indicar desidratação. “O tom deve ser amarelo-claro. Se estiver escuro, é necessário beber mais água”, diz a nutricionista Vanderli Marchiori,de São Paulo.


Reforço em cápsulas

Desembarcou recentemente no Brasil um nutricosmético capaz de hidratar a epiderme de dentro para fora. É o fosfolipídio de caviar, que não é encontrado nas fórmulas prontas conhecidas do mercado, mas pode ser prescrito e produzido em farmácias de manipulação. “O ingrediente é específico para restaurar a barreira de proteção da pele. Funciona tão bem que os médicos o indicam para dermatites atópicas severas e pessoas que sofrem com coceiras e irritações cutâneas”, diz MikaYamaguchi. Os resultados começam a aparecer um mês após o início do tratamento.
Se a intenção for prolongar o bronzeado, há nas prateleiras das farmácias as versões solares de nutricosméticos, como o Innéov Solar, da Galderma. As cápsulas não têm função hidratante, mas servem como uma proteção extra contra a radiação ultravioleta. “O produto reforça as defesas antioxidantes e imunológicas da pele e evita o fotoenvelhecimento. Seu uso, porém, não exclui a necessidade da aplicação do filtro tópica. A pílula apenas ajuda na tonalização, proporcionando um bronze homogêneo”, diz Renata Cassar, nutricionista da marca. Para um resultado efetivo, é preciso começar a tomar os comprimidos, pelo menos, 15 dias antes da exposição ao sol.

Fonte:http://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2016/01/um-guia-de-hidratacao-infalivel-para-manter-pele-linda-ate-o-fim-do-verao.html

As brumas e as texturas em spray hidratam com leveza nos dias de calor (Foto: Thinkstock)

Comentários