Pular para o conteúdo principal

FRUTAS CÍTRICAS SÓ PODEM FAZER MAL SE ASSOCIADAS A MEDICAMENTOS

Pixabay

Frutas cítricas só podem fazer mal se associadas a medicamentos

Ao contrário do mito que diz que as frutas ácidas e ricas em vitamina C afetam o coração, uma especialista mostra que elas são muito benéficas e só merecem atenção quando consumidas junto com algum remédio

O consumo de frutas cítricas, como a laranja, só deve ser evitado quando se está tomando alguns tipos de remédios.

 Elas auxiliam na prevenção de problemas cardiovasculares, reduzem o risco de câncer e ajudam no controle do colesterol. Fontes de Vitamina C, as frutas cítricas ainda são saborosas e refrescantes. Porém, nossas aliadas podem se transformar em um perigo se estiverem combinadas com alguns medicamentos.

De acordo com a nutricionista Elisabeth Chiari, diretora do Conselho Regional de Nutricionistas de Minas Gerais, medicamentos como anti-inflamatórios esteroides e não esteroidais, como Cataflan e Voltaren, analgésicos e antipiréticos não podem ser ingeridos junto a sucos de frutas cítricas. Bebidas à base de limão, laranja e maracujá, por exemplo, podem aumentar o risco de gastrite, úlcera, náuseas, vômitos e até mesmo acarretar em casos mais extremos de doenças cardíacas, como arritmias.

"Quando precisamos fazer uso de qualquer medicamento, especialmente se for por um período prolongado, devemos ficar atentos às reações que as substâncias presentes nos remédios podem provocar na nossa saúde nutricional e vice-versa", pontua Elisabeth Chiari.

Outro lado negativo das frutas cítricas é que elas são muito ácidas, podendo resultar em sensibilidade excessiva nos dentes e agravar problemas no aparelho digestivo, como azia, refluxo gástrico e estomatite. "Vale sempre lembrar que o que conta é a individualidade. O que pode causar malefícios para um, pode trazer benefícios para outro", ressalta a nutricionista.

A especialista ressalta ainda que as frutas cítricas estão longe de receber o rótulo de vilãs. Elas são ricas em fitoquímicos, substâncias com potencial favorável na prevenção cardiovascular. Além disso, o alimento também é fonte de flavonoides, compostos químicos que possuem atividades antioxidantes, que ajudam na prevenção do câncer.


Fonte:http://www.revistaencontro.com.br/app/noticia/gastro/2015/10/07/noticia_gastro,155423/frutas-citricas-so-podem-fazer-mal-se-associadas-a-medicamentos.shtml

Pixabay

Postagens mais visitadas deste blog

LUTEÍNA COMBATE MANCHAS E FOTOENVELHECIMENTO DA PELE

A luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - proporciona um efeito fotoprotetor contra a radiação solar e artificial, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da peleFoto: Shutterstock
Luteína combate manchas e fotoenvelhecimento da pele
Estudos já comprovaram que a luz emitida por computadores, televisores e lâmpadas fluorescentes pode causar manchas na pele, assim como os raios ultravioleta (UVA e UVB). Mas, o que pouca gente sabe é que a luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - pode proporcionar um efeito fotoprotetor contra todas essas radiações, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da pele. Os benefícios desse ativo para a cútis começaram a ser valorizados há cerca de cinco anos quando a revista científica americana Skin Pharmacology and Physiology divulgou um estudo que apontou a luteína como uma poderosa arma antioxidante contra o fotoenvelhecimento cutâneo, causad…

UC-II - COLÁGENO NÃO DESNATURADO,O QUE É ? - FANTÁSTICO SUPLEMENTO DERIVADO DA CARTILAGEM DO FRANGO

UC-II COLAGENO NÃO DESNATURADO DUAS VEZES MAIS ATIVO DO QUE CONDROITINA + GLUCOSAMINA A cartilagem é um dos tecidos conjuntivos primários do corpo, proporcionando flexibilidade e suporte para as articulações ósseas. O colageno tipo II não desnaturado, é a principal proteína estrutural na cartilagem que é responsável pela sua resistência à tração e firmeza. Derivado de cartilagem de frango, UC-II® consiste em colágeno tipo II não desnaturado que age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis e promover a mobilidade e flexibilidade das articulações. UC-II® tem sua composição patenteada, e demonstrou a sua eficácia em estudos clínicos em humanos. Descrição O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sangüíneos, intestinos e cartilagens, correspondendo a 30% da proteína total e a 6% em peso do corpo humano. Também é encontrada em diversos tecidos de animais. UC-II® é um colágeno do tipo II, não-desnaturado, derivado da cartil…

PROCAÍNA,A SENSAÇÃO CONTRA VELHICE

Um novo tratamento contra o envelhecimento está se tornando uma sensação no Brasil. Embora sua aplicação com essa finalidade não seja tão recente, a procaína benzóica estabilizada ganhou força na mídia, e hoje já é utilizada principalmente pelas classes sociais mais abastadas. Além de retardar o envelhecimento, o GH3, nome comercial da procaína, promete equilíbrio nos sistemas corporais, melhora na circulação sangüínea e combate à depressão. O geriatra e ortomolecular Eduardo Gomes e Azevedo trabalha com o GH3 há 27 anos, sendo inclusive usuário do medicamento. Ele alertou que o medicamento não faz milagres, apenas tem eficácia se utilizado num tratamento multidisciplinar. Azevedo contou que, no GH3, a procaína é somada ao metabissulfito de potássio, fosfato bissódico e ácido benzóico, diferente da procaína utilizada como anestésico. "Quando no organismo, a procaína benzóica se metaboliza, transformando-se no ácido para-amino-benzóico e no dietil-etanol-amino. Esses elementos são …