Pular para o conteúdo principal

COMER FRUTA DÁ MAIS ANOS DE VIDA,SAIBA PORQUÊ !

iStock_000043546986_Large.jpg

Comer fruta dá mais anos de vida,saiba porquê!

Uma das conclusões de um relatório publicado pela Direcção-Geral da Saúde sobre a saúde dos portugueses é que comer menos do que três peças de fruta por dia constitui o risco alimentar evitável que mais contribuiu para a perda de anos de vida saudável. No entanto, o baixo consumo de fruta permanece uma realidade no nosso país.

Alexandra Bento, Nutricionista
07/04/2016 16:32

Sendo um alimento essencial, saboroso e de elevado valor nutricional, que em muito contribui para prevenir doenças, com uma boa relação custo-benefício e existindo disponibilidade no nosso país, importa promover o consumo das três a cinco peças diárias recomendadas. Antes ou depois das refeições, não faz diferença. Deve apenas preferir-se a sazonalidade da época. A natureza tem o seu próprio ritmo e a sazonalidade dos alimentos está em harmonia com as necessidades e desafios da estação para o corpo humano.
A sua elevada importância é demonstrada na nova Roda dos Alimentos, onde a fruta e os produtos hortícolas estão separados em duas categorias. No caso da fruta, e reportando-nos aos últimos dados da balança alimentar relativos a disponibilidade dos alimentos, o seu consumo representará 12% do total de alimentos que ingerimos diariamente. Dados que nos permitem concluir que o consumo de fruta em Portugal estará distante da quantidade diária recomendada, que deverá contribuir com 20%.
Este baixo consumo de fruta representa riscos para a saúde, podendo ser considerado um dos principais fatores de risco para as doenças crónicas não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares, a diabetes e alguns tipos de cancro. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o baixo consumo de frutas e hortícolas está entre os 10 principais fatores de risco para a mortalidade global.
Em suma, devemos incluir vários tipos de fruta na nossa alimentação, em vários momentos, como entrada nas refeições principais ou como sobremesa, ao lanche ou ao pequeno-almoço, e de várias formas, com casca, fatiada, em doses de fruta, em sumo ou desidratada.
E na hora de escolher, o ideal é optar pela fruta portuguesa, estimulando a economia local e nacional, contribuindo para valorizar o que de melhor produzimos por cá, e impulsionando todos aqueles que fazem da fruticultura o seu desafio diário.
Neste Dia Mundial da Saúde, não se esqueça que este é um alimento muito rico nutricionalmente que devemos comer diariamente.

Fonte:http://activa.sapo.pt/belezaesaude/nutricao/2016-04-07-Comer-fruta-da-mais-anos-de-vida--saiba-porque-

iStock_000043546986_Large.jpg

Postagens mais visitadas deste blog

LUTEÍNA COMBATE MANCHAS E FOTOENVELHECIMENTO DA PELE

A luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - proporciona um efeito fotoprotetor contra a radiação solar e artificial, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da peleFoto: Shutterstock
Luteína combate manchas e fotoenvelhecimento da pele
Estudos já comprovaram que a luz emitida por computadores, televisores e lâmpadas fluorescentes pode causar manchas na pele, assim como os raios ultravioleta (UVA e UVB). Mas, o que pouca gente sabe é que a luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - pode proporcionar um efeito fotoprotetor contra todas essas radiações, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da pele. Os benefícios desse ativo para a cútis começaram a ser valorizados há cerca de cinco anos quando a revista científica americana Skin Pharmacology and Physiology divulgou um estudo que apontou a luteína como uma poderosa arma antioxidante contra o fotoenvelhecimento cutâneo, causad…

UC-II - COLÁGENO NÃO DESNATURADO,O QUE É ? - FANTÁSTICO SUPLEMENTO DERIVADO DA CARTILAGEM DO FRANGO

UC-II COLAGENO NÃO DESNATURADO DUAS VEZES MAIS ATIVO DO QUE CONDROITINA + GLUCOSAMINA A cartilagem é um dos tecidos conjuntivos primários do corpo, proporcionando flexibilidade e suporte para as articulações ósseas. O colageno tipo II não desnaturado, é a principal proteína estrutural na cartilagem que é responsável pela sua resistência à tração e firmeza. Derivado de cartilagem de frango, UC-II® consiste em colágeno tipo II não desnaturado que age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis e promover a mobilidade e flexibilidade das articulações. UC-II® tem sua composição patenteada, e demonstrou a sua eficácia em estudos clínicos em humanos. Descrição O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sangüíneos, intestinos e cartilagens, correspondendo a 30% da proteína total e a 6% em peso do corpo humano. Também é encontrada em diversos tecidos de animais. UC-II® é um colágeno do tipo II, não-desnaturado, derivado da cartil…

PROCAÍNA,A SENSAÇÃO CONTRA VELHICE

Um novo tratamento contra o envelhecimento está se tornando uma sensação no Brasil. Embora sua aplicação com essa finalidade não seja tão recente, a procaína benzóica estabilizada ganhou força na mídia, e hoje já é utilizada principalmente pelas classes sociais mais abastadas. Além de retardar o envelhecimento, o GH3, nome comercial da procaína, promete equilíbrio nos sistemas corporais, melhora na circulação sangüínea e combate à depressão. O geriatra e ortomolecular Eduardo Gomes e Azevedo trabalha com o GH3 há 27 anos, sendo inclusive usuário do medicamento. Ele alertou que o medicamento não faz milagres, apenas tem eficácia se utilizado num tratamento multidisciplinar. Azevedo contou que, no GH3, a procaína é somada ao metabissulfito de potássio, fosfato bissódico e ácido benzóico, diferente da procaína utilizada como anestésico. "Quando no organismo, a procaína benzóica se metaboliza, transformando-se no ácido para-amino-benzóico e no dietil-etanol-amino. Esses elementos são …