Pular para o conteúdo principal

12 MITOS E VERDADES SOBRE HIDRATAÇÃO DA PELE

Gisele Bündchen na edição de 40 anos da Vogue Brasil (Foto: Zee Nunes/Arquivo Vogue)
Gisele Bündchen na edição de 40 anos da Vogue Brasil 
(Foto: Zee Nunes/Arquivo Vogue)
12 mitos e verdades sobre hidratação da pele
Maurizio Pupo, farmacêutico e cosmetólogo da ADA TINA, tira todas as suas dúvidas sobre hidratação da pele

06/08/2016 - 07h22 - Atualizado 07h22 por LARISSA GARGARO

Agua termal hidrata a pele? A água quente do banho é prejudicial? Qual é o melhor horário para passar hidratante no corpo e no rosto?
Para responder estas e outras dúvidas, Vogue convidou Maurizio Pupo, farmacêutico e cosmetólogo da ADA TINA, para revelar os 12 maiores mitos e verdades sobre a hidtratação na pele. Confir:
1. Sudorese intensa anula o efeito da hidratação da pele
"De modo algum. O suor, muito rico em sais minerais, acaba sendo um bom hidratante para a pele, especialmente quando se mistura ao sebo formando o chamado manto hidrolipídico ou emulsão epicutânea natural de hidratação. A sudorese também não irá anular o efeito de um bom creme hidratante - pelo contrário, poderá potencializá-lo. Não podemos esquecer, porém, que o suor excessivo é um modo do corpo se resfriar e, através dele, se perde muita água, que deve ser reposta imediata e prontamente através da ingestão de líquidos".
2. Hidratar a pele oleosa causa acne
"Depende do hidratante utilizado. Se for um hidratante oleoso e rico em óleos minerais como a vaselina ou mineral oil poderá, sim, causar acne. Porém, se for um hidratante hidrofílico como a glicerina ou o ácido hialurônico, não há risco de causar acne".
3. A pele hidratada suporta mais o uso de maquiagem
"A hidratação é uma propriedade natural da pele que, ao bloquear parcialmente a perda do conteúdo de água cutâneo, acaba mantendo-a mais ou menos hidratada. Peles muito jovens raramente precisam de hidratantes, pois se hidratam por si só. Peles mais maduras, por sua vez, tendem a perder uma quantidade maior de água por défict na sua função barreira, deixando a pele mais desidratada e precisando então da aplicação de bons hidratantes cosméticos. Uma pele saudável é uma pele corretamente hidratada. Hidratação equilibrada significa pele equilibrada. E, nesse sentido, poderá suportar melhor a aplicação de outros cosméticos mais irritantes, por exemplo".
4. O produto do momento para trata a pele ressecada é o que tiver hidroxiácido na composição
"Os hidroxiácidos possuem multiplas propriedades benéficas para a pele. Ao estimular a taxa de renovação celular da epiderme, os hidroxiácidos fortalecem a barreira cutânea impedindo a evaporação ou perda excessiva de água da pele, mantendo-a muito mais hidratada".
5. A hidratação do rosto deve ser igual a do corpo
"Não, pois o rosto é sempre mais oleoso que o corpo. A pele do corpo requer hidratantes mais potentes, pois é mais espessa e mais seca que a pele do rosto. O fato é que a pele do rosto possui um maior número de glândulas sebáceas, sendo mais oleosa e hidratada que a pele do corpo".
6. Água quente no banho é prejudicial à pele
"Muito prejudicial. Especialmente quando somada ao sabonete durante os banhos mais demorados, a água quente consegue remover toda a emulsão epicutânea natural da pele, deixando-a totalmente desprotegida e desidratada. Por isso a maioria absoluta das mulheres deveria usar um hidratante pós-banho".
7. O melhor momento para aplicar o hidratante é após o banho no corpo e à noite no rosto
"Verdade, pois, como o banho desidrata intensamente a pele, é muito importante que a aplicação de um bom hidratante seja feita logo após o sair do chuveiro para compensar a desidratação acentuada do momento. Quanto ao rosto, o ideal seria hidratar após o banho, após esfoliações e, se a pele da pessoa for muito seca, pela manhã antes do fotoprotetor".
8. Água termal auxilia na hidratação do rosto
"Pouco. O suor hidrata mais. Estranho né? Mais fácil de entender isso quando analisamos que o suor é muito mais salgado que a água termal – e quem hidrata é aquele salzinho presente tanto no suor, quanto na água. A água termal é um bom refrescante para os dias mais quentes. Para hidratar mesmo, o ideal é o uso de um bom creme ou gel, dependendo do tipo de pele".
9.  Hidratar a pele durante o banho é melhor para absorver o creme ou óleo
"Para absorver sim, pois a pele está mais hidratada e amolecida pela água quente, além de estar ainda com canais abertos pela presença do sabonete que remove os lipidios cutâneos".
10. Vitamina C é realmente eficiente na hidratação
"A vitamina C é mágica, e nada a supera quando se fala em benefícios para a pele. Ao agir como potente antioxidante e manter as estruturas e as funcionalidades da pele mais preservadas, a vitamina C pode sim ajudar na hidratação da pele".
11. Nutricosméticos ajudam na hidratação da pele
"Podem ajudar. Depende do nutricosmético. A maioria dos nutricosméticos não possui estudos suficientes que comprovem sua eficácia, porém, existem substâncias como a vitamina E, beta-caroteno, colágeno marinho e licopeno que, quando ingeridas, podem, sim, melhorar as propriedades de barreira da pele e melhorar a hidratação".
12. Substâncias como parabenos e óleo mineral são prejudiciais
"Muito, mas muito prejudiciais mesmo. Parabenos são comprovadamente cancerígenos. Óleos minerais podem sensibilizar a pele e podem estar contaminados com substâncias também potencialmente cancerígenas".
Fonte:http://vogue.globo.com/beleza/pele/noticia/2016/08/12-mitos-e-verdades-sobre-hidratacao-da-pele.html
Gisele Bündchen (Foto: Mario Testino/ Arquivo Vogue)
Gisele Bündchen (Foto: Mario Testino/ Arquivo Vogue)




Postagens mais visitadas deste blog

LUTEÍNA COMBATE MANCHAS E FOTOENVELHECIMENTO DA PELE

A luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - proporciona um efeito fotoprotetor contra a radiação solar e artificial, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da peleFoto: Shutterstock
Luteína combate manchas e fotoenvelhecimento da pele
Estudos já comprovaram que a luz emitida por computadores, televisores e lâmpadas fluorescentes pode causar manchas na pele, assim como os raios ultravioleta (UVA e UVB). Mas, o que pouca gente sabe é que a luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - pode proporcionar um efeito fotoprotetor contra todas essas radiações, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da pele. Os benefícios desse ativo para a cútis começaram a ser valorizados há cerca de cinco anos quando a revista científica americana Skin Pharmacology and Physiology divulgou um estudo que apontou a luteína como uma poderosa arma antioxidante contra o fotoenvelhecimento cutâneo, causad…

UC-II - COLÁGENO NÃO DESNATURADO,O QUE É ? - FANTÁSTICO SUPLEMENTO DERIVADO DA CARTILAGEM DO FRANGO

UC-II COLAGENO NÃO DESNATURADO DUAS VEZES MAIS ATIVO DO QUE CONDROITINA + GLUCOSAMINA A cartilagem é um dos tecidos conjuntivos primários do corpo, proporcionando flexibilidade e suporte para as articulações ósseas. O colageno tipo II não desnaturado, é a principal proteína estrutural na cartilagem que é responsável pela sua resistência à tração e firmeza. Derivado de cartilagem de frango, UC-II® consiste em colágeno tipo II não desnaturado que age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis e promover a mobilidade e flexibilidade das articulações. UC-II® tem sua composição patenteada, e demonstrou a sua eficácia em estudos clínicos em humanos. Descrição O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sangüíneos, intestinos e cartilagens, correspondendo a 30% da proteína total e a 6% em peso do corpo humano. Também é encontrada em diversos tecidos de animais. UC-II® é um colágeno do tipo II, não-desnaturado, derivado da cartil…

PROCAÍNA,A SENSAÇÃO CONTRA VELHICE

Um novo tratamento contra o envelhecimento está se tornando uma sensação no Brasil. Embora sua aplicação com essa finalidade não seja tão recente, a procaína benzóica estabilizada ganhou força na mídia, e hoje já é utilizada principalmente pelas classes sociais mais abastadas. Além de retardar o envelhecimento, o GH3, nome comercial da procaína, promete equilíbrio nos sistemas corporais, melhora na circulação sangüínea e combate à depressão. O geriatra e ortomolecular Eduardo Gomes e Azevedo trabalha com o GH3 há 27 anos, sendo inclusive usuário do medicamento. Ele alertou que o medicamento não faz milagres, apenas tem eficácia se utilizado num tratamento multidisciplinar. Azevedo contou que, no GH3, a procaína é somada ao metabissulfito de potássio, fosfato bissódico e ácido benzóico, diferente da procaína utilizada como anestésico. "Quando no organismo, a procaína benzóica se metaboliza, transformando-se no ácido para-amino-benzóico e no dietil-etanol-amino. Esses elementos são …