COMIDA DE PASSARINHO : PAINÇO,PRIMO DO ALPISTE,É O SUPERFOOD DO MOMENTO

Esqueça o arroz integral e a quinoa e introduza à sua dieta o painço. Primodo alpiste e único cereal compH alcalino, ele é o superfood do momento – ajuda da digestão à produção de colágeno (Foto: Flavio Battaiola. Arte: Raoni Felix)

Comida de passarinho: painço, primo do alpiste, é o superfood do momento

Esqueça o arroz integral e a quinoa e introduza à sua dieta o painço. Primo do alpiste e único cereal com pH alcalino, ele é o superfood do momento – ajuda da digestão à produção de colágeno

31/05/2016 - 07h15 - Atualizado 08h11 por ALEXANDRA FARAH

Só quem já sentiu os benefícios na pele e no cabelo depois de alguns dias consumindo muita água, grãos, cereais e vegetais frescos (e zero produtos industrializados) dá verdadeiro valor à qualidade do que se come – e como se come. Para especialistas, o alimento funcional do momento, que deve ser incluído na dieta, é o painço, que até então nada mais era que comida de passarinho.
Minha história com esse cereal amarelo, redondo e pequeno de origem asiática começou em janeiro, quando passei 12 noites na Áustria, depois de cobrir as semanas europeias de moda masculina. Por lá, a cultura do spa médico é vista com muita seriedade. Pelo segundo ano fiquei no Viva Mayr, uma instituição que é um mix de clínica médica, escola de nutrição e hotel de luxo e onde se pratica a tese de que o sistema digestivo perfeito resolve mais de 70% dos nossos problemas – da depressão ao envelhecimento precoce.
A dieta do spa, frequentado por personalidades como Alber Elbaz e Christian Louboutin, é conhecida por equilibrar alimentos alcalinos e ácidos, já que leva em conta que um pH equilibrado é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Eles defendem que,quanto mais alimentos alcalinos consumimos,menos doenças desenvolvemos. Eu nunca mais fiquei gripada depois que passei a trocar o pão francês do café da manhã (ácido) pelo mais alcalino dos alimentos,a batata-inglesa – em sua versão orgânica, claro. Santo remédio, as batatas são hit antigo da dieta alcalina!

No cardápio de lá, todo dia é dia de painço. Único cereal alcalino – arroz, milho e trigo, todos são ácidos –, aparecia nos almoços tanto em forma de cuscuz quanto em wraps, tortinhas e massas feitas com a farinha do cereal.
No dia a dia, trocar o arroz com feijão pelo painço com feijão é ótimo. No lugar da quinoa, é melhor ainda. Uma refeição totalmente balanceada tem o alimento, que deve ser cozido por 15 minutos, acompanhado de vegetais – que também são alcalinos, se frescos.
A ideia geral é diminuir drasticamente alimentos ácidos, já que, do sushi ao cafezinho, quase tudo à nossa volta tem esse tipo de pH. “Rico em fibras, proteínas, magnésio e fósforo, o painço é de fácil digestão e não tem glúten. Auxilia na saúde cardiovascular, óssea e na diabetes e está diretamente relacionado à beleza da pele, já que estimula a produção do colágeno”, enumera Marilia Toledo,nutricionista da Grings Alimentos Saudáveis,que produz um mix de painço e quinoa.
O chef Martin Stein,que conquistou duas estrelas Michelin quando esteve à frente de seu restaurante em Viena, é hoje responsável pela cozinha deliciosa do Aultasse, a recém-inaugurada filial do Viva Mayr. Foi ele quem me abriu a cabeça sobre o alimento. “Na Idade Média consumíamos um número infinito de grãos e cereais. Quando a farinha de trigo surgiu, os outros desapareceram. O trigo tem a vantagem de nascer fácil em qualquer lugar e pode ser considerado o primeiro fast-food”, defende o prestigiado cozinheiro. “Atualmente estamos na fase do renascimento dos cereais. E o painço faz parte desse movimento”, afirma o chef. Não custa experimentar

Fonte:http://vogue.globo.com/beleza/fitness-e-dieta/noticia/2016/05/comida-de-passarinho-painco-primeiro-do-alpista-e-o-superfood-do-momento.html

Esqueça o arroz integral e a quinoa e introduza à sua dieta o painço. Primodo alpiste e único cereal compH alcalino, ele é o superfood do momento – ajuda da digestão à produção de colágeno (Foto: Flavio Battaiola. Arte: Raoni Felix)

Comentários