Pular para o conteúdo principal

SAÚDE DO INTESTINO E DAS MITOCÔNDRIAS É A NOVA PREOCUPAÇÃO DOS NUTRICIONISTAS


Saúde do INTESTINO e das mitocôndrias: as novas preocupações dos nutricionistas são a CHAVE para eliminar o peso extra de uma vez por todas (Foto: James Wojcik/arquivo Vogue e Thinkstock)


Saúde do intestino e das mitocôndrias é a nova preocupação dos nutricionistas

Experts defendem que integridade é chave para eliminar o peso extra de uma vez por todas

16/04/2016 - 07h24 - Atualizado 07h24 por ANDRÉIA MENEGUETE 
Esqueça aquela consulta bê-á-bá com o nutricionista, que segue sempre o mesmo esquema: pesagem, bate-papo (quando se deve contar tudo o que se come ou deixa de comer) e termina com você levando para casa um cardápio regrado e meia dúzia de receitas pouco calóricas.

Atualmente duas vertentes vêm sendo exploradas nos consultórios médicos mais badalados do País como forma de reger a reeducação alimentar: a saúde intestinal e a gestão da oxigenação celular.

O intestino está em pauta desde que estudos comprovaram sua importância muito além da frequência com que você vai ao banheiro.“Temos muito mais bactérias no intestino do que a quantidade de células no nosso corpo. Manter a flora intestinal equilibrada é a chave para o organismo livre de infecções”, afirma o médico especialista em performance humana Theo Webert.

Nutrólogo de Giovanna Ewbank, Bruno Gagliasso e Grazi Massafera, ele procura restabelecer a saúde do intestino dos seus pacientes antes de começar qualquer tratamento, através da análise dos resultados de uma batelada de exames de sangue e da prescrição de vermífugos para melhorar o processo de absorção intestinal. “Um intestino que não funciona compromete a mecânica do organismo como um todo. Acúmulo de gordura, inchaço e mau humor sinalizam que ele está precisando de ajuda”, complementa.




Além do estresse, que deixa o órgão lento e impede a absorção de vitaminas e minerais, os maiores vilões são os carboidratos simples (pães refinados, doces e refrigerantes) e frituras. Para manter o intestino na rota certa, a endocrinologista especialista em obesidade Glaucia Moraes, do Rio de Janeiro, indica ficar longe de produtos industrializados e manter o corpo sempre hidratado. “Diferente do que se pensa, ir todos os dias ao banheiro não é sinal que tudo vai bem. É preciso sentir a sensação de esvaziamento por completo, o que gera leveza e bem-estar”, orienta.
A solução do problema muitas vezes está no prato, mas existem casos mais complexos que necessitam de tratamentos à base de probióticos naturais ou em cápsulas. Frutas, legumes, vegetais escuros e água são aliados na hora de deixar o intestino em dia - uma dica é beber em jejum um suco de morango, pêssego e laranja, que ajuda a melhorar o trânsito intestinal. 
Dupla de Impacto (Foto: Vogue Brasil)

Já para quem dá expediente na academia todos os dias e ainda assim vê poucos resultados,o problema pode estar na saúde das células. Deve-se dar atenção às mitocôndrias, que são responsáveis por fornecer energia a todos os músculos do corpo. “Fatores como estresse, poluição, cigarro e má alimentação comprometem a função mitocondrial, fazendo com que o corpo se desgaste mais rápido”, explica a nutricionista funcional e esportiva Priscila Di Ciero, de São Paulo.
A alimentação correta mais uma vez é a resposta para deixar suas mitocôndrias tinindo. Nada adianta se entregar à musculação, aulas de crossfit, spinning e corrida se o seu músculo estiver fadigado, sem a energia necessária para responder a cada estímulo.

“Quanto mais mitocôndrias saudáveis espalhadas pelos músculos, maior a potência do seu metabolismo e, por isso, maior também o gasto calórico durante o treino”, explica a nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia, que tem insistido na oxigenação celular antes de começar qualquer tratamento em seu consultório no Rio. Para proteger as mitocôndrias, opte por alimentos ricos em carnitina, complexo Becoenzima Q10 como salmão, brócolis, castanhas, maçã, frutas cítricas, quinoa e cereais.

A própria atividade física pode ser inimiga das mitocôndrias, já que o alto consumo de oxigênio durante os exercícios promove a oxidação das células. Nesse caso, dormir é um santo remédio: além de promover a recuperação muscular, o sono é necessário para quem deseja resultados na resistência física, performance e definição do corpo.

Fonte:http://vogue.globo.com/beleza/noticia/2016/04/saude-do-intestino-e-das-mitocondrias-e-nova-preocupacao-dos-nutricionistas.html

Postagens mais visitadas deste blog

LUTEÍNA COMBATE MANCHAS E FOTOENVELHECIMENTO DA PELE

A luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - proporciona um efeito fotoprotetor contra a radiação solar e artificial, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da peleFoto: Shutterstock
Luteína combate manchas e fotoenvelhecimento da pele
Estudos já comprovaram que a luz emitida por computadores, televisores e lâmpadas fluorescentes pode causar manchas na pele, assim como os raios ultravioleta (UVA e UVB). Mas, o que pouca gente sabe é que a luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - pode proporcionar um efeito fotoprotetor contra todas essas radiações, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da pele. Os benefícios desse ativo para a cútis começaram a ser valorizados há cerca de cinco anos quando a revista científica americana Skin Pharmacology and Physiology divulgou um estudo que apontou a luteína como uma poderosa arma antioxidante contra o fotoenvelhecimento cutâneo, causad…

UC-II - COLÁGENO NÃO DESNATURADO,O QUE É ? - FANTÁSTICO SUPLEMENTO DERIVADO DA CARTILAGEM DO FRANGO

UC-II COLAGENO NÃO DESNATURADO DUAS VEZES MAIS ATIVO DO QUE CONDROITINA + GLUCOSAMINA A cartilagem é um dos tecidos conjuntivos primários do corpo, proporcionando flexibilidade e suporte para as articulações ósseas. O colageno tipo II não desnaturado, é a principal proteína estrutural na cartilagem que é responsável pela sua resistência à tração e firmeza. Derivado de cartilagem de frango, UC-II® consiste em colágeno tipo II não desnaturado que age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis e promover a mobilidade e flexibilidade das articulações. UC-II® tem sua composição patenteada, e demonstrou a sua eficácia em estudos clínicos em humanos. Descrição O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sangüíneos, intestinos e cartilagens, correspondendo a 30% da proteína total e a 6% em peso do corpo humano. Também é encontrada em diversos tecidos de animais. UC-II® é um colágeno do tipo II, não-desnaturado, derivado da cartil…

PROCAÍNA,A SENSAÇÃO CONTRA VELHICE

Um novo tratamento contra o envelhecimento está se tornando uma sensação no Brasil. Embora sua aplicação com essa finalidade não seja tão recente, a procaína benzóica estabilizada ganhou força na mídia, e hoje já é utilizada principalmente pelas classes sociais mais abastadas. Além de retardar o envelhecimento, o GH3, nome comercial da procaína, promete equilíbrio nos sistemas corporais, melhora na circulação sangüínea e combate à depressão. O geriatra e ortomolecular Eduardo Gomes e Azevedo trabalha com o GH3 há 27 anos, sendo inclusive usuário do medicamento. Ele alertou que o medicamento não faz milagres, apenas tem eficácia se utilizado num tratamento multidisciplinar. Azevedo contou que, no GH3, a procaína é somada ao metabissulfito de potássio, fosfato bissódico e ácido benzóico, diferente da procaína utilizada como anestésico. "Quando no organismo, a procaína benzóica se metaboliza, transformando-se no ácido para-amino-benzóico e no dietil-etanol-amino. Esses elementos são …