Pular para o conteúdo principal

UM GUIA PARA CONQUISTAR O BRONZEADO IDEAL NO VERÃO

A cor do verão (Foto: Think Stock)


Com o verão, chegou o tão esperado momento de colocar o biquíni e ir à praia ou piscina para se bronzear. É hora de atualizar os hábitos solares e tomar alguns cuidados específicos. Afinal, a ideia é ter uma pele dourada, bonita e saudável, e não queimada, certo?
Do ponto de vista médico, o bronzeado é uma resposta do corpo à exposição intensa ao sol. Por isso, a proteção solar, além de ser essencial para todos os tipos de pele, é um dos cuidados mais importantes para o verão, alerta a dermatologista Valéria Marcondes, diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. “O bronzeamento é um mecanismo de defesa do organismo frente à agressão dos raios ultravioletas. Se a pessoa bronzeou, é porque a pele foi agredida de alguma forma e procurou se defender. Vale lembrar, também, que a cor conquistada não representa a realidade, logo, não torna a pele mais resistente ou protegida aos efeitos nocivos do sol”, ressalta.
Mas isso não significa que você deva dar adeus ao jeito "old school" de se bronzear. Aos poucos, fugindo dos horários críticos, e com o uso de proteção, os riscos, embora ainda existam, são reduzidos, explica a especialista. “O filtro solar deve estar presente sempre e ser usado em todas as áreas expostas ao sol, sem deixar de lado zonas delicadas, como nuca, orelhas, dorso das mãos e parte interna de braços e coxas. É necessário reaplicá-lo a cada duas horas ou após o banho de mar ou piscina. Em relação ao fator, o FPS a partir de 30 é o mais indicado”, orienta.
Para saber como alcançar com saúde o bronzeado perfeito, anote outras dicas indispensáveis das especialistas e encare a maratona de sol sem percalços:
Preparação
Uma semana antes da ida à praia, incorpore uma esfoliação à sua rotina de beleza. Ela prepara a pele, removendo a camada de células mortas e garantindo um bronzeado mais homogêneo e duradouro. Capriche nas áreas mais secas, como joelhos e cotovelos. Deixei também a pele totalmente limpa para uma melhor aplicação do filtro, evitando queimaduras desiguais e inestéticas.

Exagerou?
No verão, é comum exceder o tempo de exposição ao sol e acabar um pouco vermelha devido às altas temperaturas. Nesses casos, intensifique a hidratação. “Opte por produtos com substâncias calmantes na composição ou por compressas geladas de chá de camomila para aliviar a sensação de queimação. Outra grande amiga dos cuidados pós-sol é a água termal. Quanto mais vezes borrifar, mais rápido a pele irá se recuperar”, assegura Dra. Valéria. Caso surjam bolhas, jamais puxe a pele, pois pode feri-la. Elas indicam que a queimadura não foi apenas superficial, e, para evitar sequelas e outras complicações, o recomendado é procurar um médico.

Mantenha a cor
Os nutricosméticos potencializam o bronze. À base de antioxidantes, como o licopeno e o betacaroteno, eles realçam o efeito dourado por mais tempo. Em geral, as cápsulas devem ser ingeridas uma vez ao dia, e funcionam como coadjuvantes, não substituindo o uso do filtro solar tradicional.

Proteção extra
Os cabelos também sofrem danos causados pela radiação ultravioleta e pedem proteção. Falta de brilho, ressecamento, pontas duplas e frizz são somente alguns dos problemas listados pela Dra. Valéria. “O uso de produtos específicos, que contenham filtro UV, é sempre recomendado durante a exposição intensa ao sol. Atualmente, uma gama de produtos nessa linha já está disponível no mercado. Chapéus e viseiras ainda garantem um estilo ao visual”.  É importante, ainda, evitar pentear os cabelos molhados, e não deixá-los secar com cloro ou sal, sempre tomando uma ducha de água doce na sequência. Essas substâncias abrem as cutículas dos cabelos, deixando-os mais sensíveis e danificados.

Vilões
Bronzeadores e fórmulas caseiras para acelerar o escurecimento da pele devem passar longe dos planos para o verão. O resultado final, na maioria das vezes, pode levar a sérias queimaduras.


Fonte:http://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2016/12/da-cor-do-pecado-um-guia-para-conquistar-o-bronzeado-ideal-no-verao.html

Postagens mais visitadas deste blog

LUTEÍNA COMBATE MANCHAS E FOTOENVELHECIMENTO DA PELE

A luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - proporciona um efeito fotoprotetor contra a radiação solar e artificial, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da peleFoto: Shutterstock
Luteína combate manchas e fotoenvelhecimento da pele
Estudos já comprovaram que a luz emitida por computadores, televisores e lâmpadas fluorescentes pode causar manchas na pele, assim como os raios ultravioleta (UVA e UVB). Mas, o que pouca gente sabe é que a luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - pode proporcionar um efeito fotoprotetor contra todas essas radiações, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da pele. Os benefícios desse ativo para a cútis começaram a ser valorizados há cerca de cinco anos quando a revista científica americana Skin Pharmacology and Physiology divulgou um estudo que apontou a luteína como uma poderosa arma antioxidante contra o fotoenvelhecimento cutâneo, causad…

UC-II - COLÁGENO NÃO DESNATURADO,O QUE É ? - FANTÁSTICO SUPLEMENTO DERIVADO DA CARTILAGEM DO FRANGO

UC-II COLAGENO NÃO DESNATURADO DUAS VEZES MAIS ATIVO DO QUE CONDROITINA + GLUCOSAMINA A cartilagem é um dos tecidos conjuntivos primários do corpo, proporcionando flexibilidade e suporte para as articulações ósseas. O colageno tipo II não desnaturado, é a principal proteína estrutural na cartilagem que é responsável pela sua resistência à tração e firmeza. Derivado de cartilagem de frango, UC-II® consiste em colágeno tipo II não desnaturado que age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis e promover a mobilidade e flexibilidade das articulações. UC-II® tem sua composição patenteada, e demonstrou a sua eficácia em estudos clínicos em humanos. Descrição O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sangüíneos, intestinos e cartilagens, correspondendo a 30% da proteína total e a 6% em peso do corpo humano. Também é encontrada em diversos tecidos de animais. UC-II® é um colágeno do tipo II, não-desnaturado, derivado da cartil…

PROCAÍNA,A SENSAÇÃO CONTRA VELHICE

Um novo tratamento contra o envelhecimento está se tornando uma sensação no Brasil. Embora sua aplicação com essa finalidade não seja tão recente, a procaína benzóica estabilizada ganhou força na mídia, e hoje já é utilizada principalmente pelas classes sociais mais abastadas. Além de retardar o envelhecimento, o GH3, nome comercial da procaína, promete equilíbrio nos sistemas corporais, melhora na circulação sangüínea e combate à depressão. O geriatra e ortomolecular Eduardo Gomes e Azevedo trabalha com o GH3 há 27 anos, sendo inclusive usuário do medicamento. Ele alertou que o medicamento não faz milagres, apenas tem eficácia se utilizado num tratamento multidisciplinar. Azevedo contou que, no GH3, a procaína é somada ao metabissulfito de potássio, fosfato bissódico e ácido benzóico, diferente da procaína utilizada como anestésico. "Quando no organismo, a procaína benzóica se metaboliza, transformando-se no ácido para-amino-benzóico e no dietil-etanol-amino. Esses elementos são …