ELE NÃO ANDAVA ATÉ OS 5 ANOS E SE TORNOU RECORDISTA NA CORRIDA AOS 100 ANOS

Ele não andava até os 5 e se tornou recordista na corrida aos 100 anos

Do UOL, em São Paulo

Fauja Singh é um fenômeno. Quem conhece sua história dificilmente não se impressiona. Esse indiano que vive em Londres é dono de vários recordes mundiais na corrida de rua em uma faixa etária que torna seus feitos ainda mais admiráveis: ele registrou todas as marcas depois de fazer 100 anos.
Aos 101, por exemplo, ele terminou a Maratona de Londres em 7h49. Seu melhor tempo nos 42km é de 5h40, registrado aos 92, três anos depois de seu reinício na corrida após décadas longe do esporte.
Foi uma tragédia familiar que o fez voltar após 50 anos afastado da modalidade. No início dos anos 1990, Fauja perdeu a mulher e uma de suas filhas. Em 1994, testemunhou a morte de seu quinto filho, Kuldip, vítima de acidente em uma construção. Ele, então, decidiu que buscaria na corrida sua felicidade.
"A felicidade vem quando você está com saúde. Eu corro pela minha felicidade, não estou na corrida por recordes ou dinheiro", resumiu o indiano aos 104 anos (atualmente, ele tem 105).
A história de Fauja tem outro ingrediente que valoriza ainda mais seus feitos: até os 5 anos de idade, ele mal caminhava. Por culpa de uma deficiência ao nascer, Fauja tinha as pernas finas e fracas que o impossibilitavam de andar normalmente. Dava alguns passos, mas não conseguia ir além.
Hoje, o indiano já gravou comerciais e se tornou inspiração para muita gente. Não só por ter feito sua primeira maratona aos 89 anos, mas também por acumular recordes e mais recordes. Só em outubro de 2011, no Canadá, ele superou 5 marcas em um dia na categoria acima de 100 anos, dos 100m rasos aos 5.000m.
Atualmente, Fauja não corre mais maratonas, mas ainda dá suas passadas. Ele já avisou seu amigo e treinador que pretende seguir na corrida enquanto estiver vivo. E quem o conhece não duvida.

Fonte:https://esporte.uol.com.br/atletismo/ultimas-noticias/2017/01/12/ele-nao-andava-ate-os-5-e-se-tornou-recordista-na-corrida-aos-100-anos.htm

Comentários