Pular para o conteúdo principal

DIETA DAS ZONAS AZUIS - O SEGREDO DA LONGEVIDADE

Dieta das Zonas Azuis – O Segredo da Longevidade!

No artigo de hoje vou falar-te sobre 5 zonas do mundo onde existe uma maior esperança de vida do que nos outros países, em que muitos dos seus habitantes passam dos 100 anos e mais importante do que isso, é que vivem com uma grande qualidade de vida!
O que é que eles fazem que lhes permite viver mais 20 a 30 anos que as pessoas normais? Ou a única razão de viverem mais anos é apenas genético?
Não é segredo para ninguém, e tal como os estudos comprovam, a chave para uma vida longa é uma mistura de genética e fatores ambientais, como hábitos de alimentação saudáveis, exercício e gestão de stress 1. Por isso independentemente da genética de cada um de nós, é possível vivermos saudáveis, livres de doenças e viver mais anos com qualidade de vida! A resposta não está naquilo que não conseguimos controlar (como a nossa genética), mas sim no que conseguimos controlar (como alimentação, exercício, etc..)
É disso que se trata este artigo. Hoje vou falar-te dos hábitos comuns a essas 5 zonas do mundo, que faz com que essas pessoas vivam melhor e mais anos do que o normal.

Onde Ficam as 5 “Zonas Azuis” e o que Têm Especial?

Nos últimos anos os antropólogos observaram que as pessoas que vivem na Sardenha (Itália), Okinawa (Japão), Loma Linda (Califórnia), Ikaria (Grécia) e na Península de Nicoya (Costa Rica) têm uma expectativa de vida maior, com uma taxa surpreendente de pessoas com idade superior a 90, em comparação com a taxa média dos países desenvolvidos. Esses locais foram definidos como "Zonas Azuis" e são uma parte de um grande projeto antropológico e demográfico 2. Tem-se observado que as pessoas que vivem nessas áreas compartilham características comportamentais e de estilo de vida comuns, apesar das diferentes raças, nacionalidade, e as características regionais que têm.
A Ilha de Okinawa, no Japão é famosa por ter a maior expectativa de vida, livre de doenças e incapacidade no mundo3.
Em Okinawa as pessoas com 80-90 anos vivem como as pessoas 30 anos mais jovens de outras zonas do mundo. Lendas antigas já chamavam de Okinawa "A terra dos Imortais". Aqui podemos ver pessoas com 100 anos de idade que nem sequer pensam reformar-se. Algumas nos seus 90, garantem que ainda têm uma vida sexual ativa 4 Agora é que o artigo já te despertou o interesse, não é 🙂 Continua a ler então....
Outras "zonas azuis" são Sardenha (Itália), com a maior concentração de centenários no mundo e a Península de Nicoya, na Costa Rica, onde as pessoas centenárias são saudáveis e têm uma sólida rede de amigos e familiares. 5. Loma Linda (Califórnia) e Ikaria (Grécia) são também 2 zonas azuis onde a esperança de vida é muito superior ao normal.
Os estudos, mostram de facto que os dois principais fatores por trás da longevidade nestas zonas são: alimentação e um estilo de vida saudável, que os especialistas dizem que pode ser imitado por qualquer um de nós. Então vamos ver o que é que eles fazem de diferente de nós...

Estilo de vida das “Zonas Azuis”!

1. Atividade fisica: Eles fazem com que a actividade fisica seja rotina diária. O seu meio de transporte é andar a pé ou de bicicleta. Para onde vão, estão sempre em movimento e a queimar calorias. Para além disso fazem trabalhos de agricultura nas suas terras.
2. Sentido de Comunidade: Têm um grande sentido de comunidade. Estão envolvidos em actividades de grupo e têm muitos amigos.
3. Propósito de Vida: As suas vidas tem um propósito.
4. Sestas e Meditação: Além de viverem o dia a dia de forma relaxada, sem stress, tiram sempre um tempinho a meio do dia para dormir uma sesta ou fazer meditação.
5. Familia: A família é a grande prioridade para eles

A Dieta das Zonas Azuis

As dietas diferem um pouco de zona para zona, mas existe um elo comum entre elas.
A Dieta das zonas Azuis consiste maioritariamente em:
1) Ingestão de alimentos à base de plantas. Com um grande consumo de vegetais produzidos nas suas próprias terras, leguminosas (feijões e grão de bico), soja e tofu 6
2) Consumo reduzido de peixe (nalguns países só o fazem 2 vezes por semana) e ainda mais reduzido de carne que em alguns desses países não são mais do que 4 vezes por mês.
3) Ingerem alimentos de baixo teor calórico e uma carga glicémica baixa.
4) Controlam as suas calorias de forma intuitiva. Em Okinawa têm um hábito cultural de controle de calorias bastante simples.conhecido como “hara hachi bu”, que consiste em comer até o estômago estar 80% completo.
5) Usam pratos pequenos para as suas refeições
Fonte:http://xtrafit.pt/dieta-das-zonas-azuis-segredo-da-longevidade/

Postagens mais visitadas deste blog

LUTEÍNA COMBATE MANCHAS E FOTOENVELHECIMENTO DA PELE

A luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - proporciona um efeito fotoprotetor contra a radiação solar e artificial, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da peleFoto: Shutterstock
Luteína combate manchas e fotoenvelhecimento da pele
Estudos já comprovaram que a luz emitida por computadores, televisores e lâmpadas fluorescentes pode causar manchas na pele, assim como os raios ultravioleta (UVA e UVB). Mas, o que pouca gente sabe é que a luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - pode proporcionar um efeito fotoprotetor contra todas essas radiações, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da pele. Os benefícios desse ativo para a cútis começaram a ser valorizados há cerca de cinco anos quando a revista científica americana Skin Pharmacology and Physiology divulgou um estudo que apontou a luteína como uma poderosa arma antioxidante contra o fotoenvelhecimento cutâneo, causad…

UC-II - COLÁGENO NÃO DESNATURADO,O QUE É ? - FANTÁSTICO SUPLEMENTO DERIVADO DA CARTILAGEM DO FRANGO

UC-II COLAGENO NÃO DESNATURADO DUAS VEZES MAIS ATIVO DO QUE CONDROITINA + GLUCOSAMINA A cartilagem é um dos tecidos conjuntivos primários do corpo, proporcionando flexibilidade e suporte para as articulações ósseas. O colageno tipo II não desnaturado, é a principal proteína estrutural na cartilagem que é responsável pela sua resistência à tração e firmeza. Derivado de cartilagem de frango, UC-II® consiste em colágeno tipo II não desnaturado que age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis e promover a mobilidade e flexibilidade das articulações. UC-II® tem sua composição patenteada, e demonstrou a sua eficácia em estudos clínicos em humanos. Descrição O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sangüíneos, intestinos e cartilagens, correspondendo a 30% da proteína total e a 6% em peso do corpo humano. Também é encontrada em diversos tecidos de animais. UC-II® é um colágeno do tipo II, não-desnaturado, derivado da cartil…

PROCAÍNA,A SENSAÇÃO CONTRA VELHICE

Um novo tratamento contra o envelhecimento está se tornando uma sensação no Brasil. Embora sua aplicação com essa finalidade não seja tão recente, a procaína benzóica estabilizada ganhou força na mídia, e hoje já é utilizada principalmente pelas classes sociais mais abastadas. Além de retardar o envelhecimento, o GH3, nome comercial da procaína, promete equilíbrio nos sistemas corporais, melhora na circulação sangüínea e combate à depressão. O geriatra e ortomolecular Eduardo Gomes e Azevedo trabalha com o GH3 há 27 anos, sendo inclusive usuário do medicamento. Ele alertou que o medicamento não faz milagres, apenas tem eficácia se utilizado num tratamento multidisciplinar. Azevedo contou que, no GH3, a procaína é somada ao metabissulfito de potássio, fosfato bissódico e ácido benzóico, diferente da procaína utilizada como anestésico. "Quando no organismo, a procaína benzóica se metaboliza, transformando-se no ácido para-amino-benzóico e no dietil-etanol-amino. Esses elementos são …