O SEGREDO DAS 5 ZONAS AZUIS DO PLANETA ONDE A MORTE DEMORA CHEGAR

loma-linda-pessoa-zona-azul

O SEGREDO DAS 5 ZONAS AZUIS DO PLANETA ONDE A MORTE DEMORA  CHEGAR

Em 2004, Dan Buettner uniu-se com aNational Geographic e os melhores investigadores de longevidade do mundo para identificar bolsões ao redor do mundo onde aspessoas vivem mais tempo e melhor. Nestas “Zonas Azuis” eles descobriram que as pessoas chegam a 100 anos a taxas 10 vezesmaiores que nos Estados Unidos.
Depois de identificar as 5 de Zonas Azuis do mundo, Dan e National Geographic levaram equipes de cientistas a estes locais para identificar as características do estilo de vida que possam explicar a longevidade.
Eles descobriram que o estilo de vida de todos os residentes das Zonas Azuis coincidem em 9 características. Eles chamam essas características de O PODER 9.
As cinco regiões identificadas são discutidas e analisadas por Buettner no livro The Blue Zones e também criaram um site para promover o bem estar dessas zonas azuis para outros locais do planeta. http://www.bluezones.com/
Veja as 5 Zonas Azuis do Planeta.  
#1 – Sardenha, Itália
sardenha-zona-azul
Sardenha é uma ilha do mar Mediterrâneo ocidental e uma região autônoma da Itália meridional, com uma área de 24 090 km², 1,65 milhão de habitantes e cuja capital é Cagliari. Wikipédia
Sardenha apresenta um alto número centenários. Só para se ter uma ideia, no ano de 2012, 371 pessoas eram centenárias, tendo alguns ultrapassado um século de vida há alguns anos, principalmente nas províncias de Nuoro e Ogliastra.
Alguns segredos descobertos pelos cientistas sobre a população local
1 –  Alimentação simples a base de frutas e legumes – A alimentação desta civilização foi sempre muito simples.Uma vez que eram um povo pobre e com pouco acesso ao mundo exterior, eles tinham que comer apenas aquilo que plantavam.
A dieta deles consiste, maioritariamente, em vegetais (tomates, batatas, beringelas, abobrinhas, etc), favas, pão e massa fresca e caseira, vinho tinto, queijo peccorino e leite de cabra. Comem um pouco de carne em festividades e a principal fonte de proteína provém do leite de cabra.
2 – Estilo de vida extremamente ativo – A maioria dos habitantes desta região da Sardenha são pastores. Saem de casa ainda de madrugada e passam o dia caminhando pelas montanhas guardando os seus rebanhos
3 – Sentido forte de comunidade – Idosos e  jovens participam de atividade juntos. É uma tradição acolher e cuidar dos idosos em casa. Para estes centenários, la famiglia é a coisa mais importante na vida deles e até mesmo o seu propósito de vida.
Ao contrário do que, frequentemente, acontece na sociedade moderna, em que os idosos vivem separadamente das suas famílias, estas pessoas têm um reverência pela família que dura até ao seu último dia de vida.
4 – Ar que respiram  – Um dos fatores que conduz ao envelhecimento precoce é a poluição atmosférica. A fumaça dos carros, ar condicionado, toxinas liberadas por fábricas, entre outros, diminuem drasticamente a qualidade do ar que respiramos – sem a qual o funcionamento celular não é tão eficaz. Neste local remoto da Sardenha, as árvores abundam e a poluição do ar é praticamente inexistente.
sardenha-pessoa-zona-azul
#2 – As ilhas de Okinawa, Japão
É a província mais ao sul do Japão. Consiste em 169 ilhas que formam o arquipélago Ryukyu, numa cadeia de ilhas de 1000 quilômetros de comprimento, que se estende de sudoeste, de Kyushu até Taiwan. Wikipédia.
Okinawa é o local no planeta onde tem o maior percentual de centenários, e já foi objeto de estudos de vários cientistas que buscam mapear o estilo de vida que os faz viver tanto tempo e de forma plena.
okinawa-zona-azul
Aqui alguns segredos dos okinawanos:
1 – Os Okinawanos idosos fazem exercícios físicos e mentais frequentemente.
2 – Suas dietas são pobres em salrica em frutas e vegetais, e contêm muita fibra e antioxidantes
3 – Eles consomem mais soja (60-120 gramas por dia) do que qualquer outra população na Terra, mas não é soja transgênica como no Brasil e EUA.
4 – Okinawanos não comem demais. Eles têm uma prática chamada hara hachi bu, o que significa “comer até estar 80% satisfeito“.
5 – Okinawanos não sofrem de demência senil ou não com frequência. Devido ter uma dieta rica em vitamina E, que ajuda a manter o a vitalidade do cérebro.
6 – Okinawanos idosos são respeitados e mantidos como parte integrante nas comunidades em geral
Se quer ver mais alguns segredos dos Okinawanos, veja aqui
okinawa-pessoa-zona-azul
#3 – Loma Linda, Califórnia
Loma Linda é uma cidade localizada no estado americano da Califórnia, no Condado de San Bernardino. Wikipédia
Em meio a uma paisagem urbana cercada por fast foods e lojas de conveniência, uma cidade na Califórnia conseguiu manter bons hábitos alimentares e alcançar uma expectativa de vida dez anos mais alta que a média dos Estados Unidos.
Estudos mostraram que os habitantes de Loma Linda vivem até dez anos a mais do que a média dos americanos (79 anos) e chegam à idade avançada com uma saúde bem melhor.
A longevidade tem ligação com a religião da comunidade. Os adeptos da Igreja Adventista do Sétimo Dia compõem cerca de metade dos 24 mil habitantes do local. É uma comunidade cristã evangélica que segue diretrizes rigorosas sobre alimentação, exercício e descanso.
loma-linda-zona-azul
Alguns segredos da população local
1 – Tabaco – Classificaram o tabaco como um veneno maligno e lento desde 1864, diz Richard Schaefer, historiador da biblioteca da universidade. Isso foi cem anos antes de qualquer autoridade de saúde pública americana abordar o tema.
2 – Ellen White, uma das fundadoras dos adventistas que tinha pouca educação formal, disse que o álcool danifica o cérebro. Ela também escreveu sobre os perigos deconsumir muito sal e dizia que recebia as informações por inspiração divina, mas que não sabia explicar porque.
3 – Os adventistas crêem que sua longevidade esteja ligada ao respeito pelo corpo humano como um templo do Espírito Santo.
4 – Seguem uma dieta vegetariana, exercício regulares e um compromisso com a celebração do sábado como o dia de descanso.
 loma-linda-pessoa-zona-azul#4 – Península de Nicoya, Costa Rica
Localizado na parte noroeste da Costa Ricaao sul da fronteira com a Nicarágua, a Península de Nicoya (cerca de 80 milhas de comprimento e 30 milhas de largura) é uma terra intocada de praias, resorts de luxo, colinas arborizadas, fazendas de gado e pastagens.
A península de Nicoya, um enclave paradisíaco na Costa Rica. Ali os habitantes comemmuitas frutas, e cereais ricos em antioxidantes. É considerada a maior zona azuldo mundo, ou seja, o local onde vivem mais pessoas acima dos 100 anos.
Costa-riquenhos como um todo têm as menores taxas de mortalidade de meia-idade do mundo e a segunda maior convergência de idade do sexo masculino acima de 100 anos. De uma população total de cerca de 4,5 milhões, foram relatados 417 centenários, muitos deles em Nicoya.
Nicoya-zona-azul
Alguns segredos da longevidade do local : 
1 – Pesquisas da Buettner descobriram que as águas locais de Nicoya são extraordinariamente rica em cálcio e magnésio, que fortalecem os ossos e músculos.
2 – O povo local também tem uma profunda fé em Deusdormem oito horas por noite e mantém uma dieta saudável preenchido com arroz, milho, banana, feijão e frutas locais.
3 – Eles também consomem muito pouca carne.
4 – Num contexto mais amplo, Costa Rica representa um oásis idílico de paz e estabilidade. Na verdade, Costa Rica goza de um sistema de bem-estar social bem desenvolvido, não possui nenhum exército permanente (tendo abolido em 1948) e ospadrões de vida elevados.
A estabilidade política da Costa Rica repousa sobre sua decisão de abolir o seu exército depois que seus 1940 da guerra civil, Jamie Chandler, um cientista político no Hunter College, em Nova York, comentou.
“Não há nenhuma ameaça de golpes militares e não há zonas cinzentas entre o papel de generais e oficiais eleitos que poderiam minar o bem comum”, disse ele.
Além disso, a Costa Rica também teve décadas de forte crescimento económico que tem atraído uma quantidade significativa de investimento estrangeiro.
“O PIB cresce cerca de 2 anos por cento”, Chandler observou.
“As exportações triplicaram desde os anos 1980, e sua indústria do turismo é uma vaca de dinheiro.”
É por uma boa razão que a Costa Rica é muitas vezes referida como a Suíça da América Central.
Fonteibtimes
Nicoya-pessoa-zona-azul
#5 – Icária, Grécia
Icária é uma ilha grega localizada no mar Egeu setentrional, a sudoeste da ilha também grega de Samos
Uma expedição em abril de 2009 na ilha identificou o local com a maior taxa de pessoas que alcançam os 90 anos no planeta — aproximadamente uma em cada três pessoas chegam a essa idade. Constatou-se também que os icarianos têm uma taxa 20% menor de incidência de câncer50% menor de doenças cardíacas e praticamente nulas de demência.
Buettner diz que apenas cerca de 20% do tempo que vivemos é ditada por genes; o resto é estilo de vida.
O que torna Ikaria especial? De acordo com Buettner, a ilha é mais isolada das conveniências mecanizadas e a cultura fast-food da sociedade moderna. Isso tem ajudado a preservar os costumes seculares e hábitos de vida que os cientistas acreditam explicar sua vida útil excepcional.
Icaria-Zona Azul
Alguns Segredos: 
1 – Dieta – Esta é uma variação da dieta mediterrânea, que estudos têm demonstrado reduzir o risco de doença cardíaca e potencialmente aumentar a expectativa de vida por 6 anos. A dieta é rica em vegetais e grãos e pobre em carne e açúcar.
2 – Azeite de Oliva – Terminam todo prato com azeite de oliva extra virgem. O óleo contém antioxidantes naturais associados a um menor risco de doenças cardíacas e câncer.
3 – Leite de cabra – A equipe descobriu que pessoas na ilha consomem  leite de cabra toda semana. O leite de cabra é mais fácil de digerir do que o leite de vaca. É também rico em triptofano, o que reduz os hormônios de stress e reduz o risco de doença cardíaca.
4 – Exercícios Fisicos – Estes ilhéus pastoream suas próprias cabras todos os dias. É um processo de cinco horas, que inclui trazer os animais para baixo da montanha, alimentá-los e ordenhá-los. O leite é em seguida filtrado e preparado em queijos locais.
5 – Verduras silvestres – Mais de 150 variedades de verduras silvestres crescem em Ikaria. Verduras silvestres são uma rica fonte de antioxidantes e uma parte fundamental da dieta baseada em vegetais. Eles plantam quase tudo que comem.
6 – Chás de ervas – Os chás de ervas comuns cultivadas em Icária contêm compostos que diminuem a pressão arterial, menor risco de ataque cardíaco e diminuem as chances de demência.
7 – Montanha – Devido ao terreno acidentado natural, eles obtém seu exercício diário sem pensar nisso.
8 – Soneca – Uma sesta do meio-dia.. Tirando uma soneca de 30 minutos, pelo menos, cinco vezes por semana diminui a chance de ataque cardíaco em um terço. Também reduz o estresse e nos faz sentir mais jovem e disposto.
9. Baixo Sentido de Urgência – Poucas pessoas usam relógios em Icária.  Esta atitude reduz o stress, rugas e ansiedades de estar sempre atrasado.
10 – Forte senso DE COMUNIDADE –  Família e apoio da comunidade são extremamente importantes. Conexões sociais fortes têm sido atribuidas a diminuir a depressão, morte e peso corporal.
Icaria-Pessoa-Zona-Azul
E veja os 9 segredos comuns nas Zonas Azuis mapeadas por Dan Buettner. Fontes FotosCapaFoto1Foto2Foto3Foto4Foto5Foto6Foto7Foto8 Foto9Foto10

Fonte:http://yogui.co/o-segredo-das-5-zonas-azuis-do-planeta-que-a-morte-demora-chegar/

Postagens mais visitadas deste blog

LUTEÍNA COMBATE MANCHAS E FOTOENVELHECIMENTO DA PELE

UC-II - COLÁGENO NÃO DESNATURADO,O QUE É ? - FANTÁSTICO SUPLEMENTO DERIVADO DA CARTILAGEM DO FRANGO

DIETA DETOX PARA MELHORAR MUITO PELE E CABELOS