Pular para o conteúdo principal

EXERCÍCIOS INTENSOS NA TERCEIRA IDADE AUMENTAM AS DEFESAS DO ORGANISMO

Resultado de imagem para Exercícios intensos na terceira idade aumentam as defesas do organismo

Exercícios intensos na terceira idade aumentam as defesas do organismo

Pesquisa da PUC-RS revela: mulheres e homens mais velhos podem e devem fazer exercícios intensos.

Desde os primeiros passos, os desafios, cada vez mais numerosos, também podem aumentar as nossas defesas e fortalecer o coração em qualquer momento.
A professora Carisi Polanczk, cardiologista do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, chama a nossa atenção: as artérias e veias precisam ficar livres, sem gordura, sem entupimento. Onde tem sangue correndo, tem defesa.
“É a rodovia por onde chegam os nossos defensores contra as infecções. Nós temos órgãos sólidos - timo, baço - que estão relacionados com o sistema imune, mas para maior parte dos outros tecidos são os linfócitos, macrócitos e os leucócitos, células que nos defendem contra a invasão do organismo. E eles chegam nos tecidos através do sangue”, diz a cardiologista.
O professor de imunologia Moisés Bauer coordena o Laboratório de Imunologia do Envelhecimento na PUC-RS. A pesquisa da equipe de Bauer é animadora: mulheres e homens mais velhos podem e devem fazer exercícios intensos. No local são testados os atletas acima dos 65 anos. Ao todo são 40 pessoas. Os 19 que fazem maratonas tiveram excelente resultado.
“Alguns marcadores de inflamação no sangue estão muito bem controlados, extremamente bem controlados”, afirma Bauer.
O aposentado Israel Trindade garante não ter doenças. “Meu remédio é minha atividade física. Minha musculação, que faço na academia, e as minhas corridas, que eu faço na rua”, conta. 
Ele não faz maratona, mas o Israel é um dos atletas da pesquisa de Bauer: “Nós coletamos amostra de sangue e de saliva antes e após fazer estes testes de esteira”, explica.
O pediatra Marcos Nolasco, do Departamento de Pediatria da Unicamp, explica quando que o sistema imune fica pronto. "É um processo longo. Podemos considerar que o sistema imune está maduro ao final da adolescência. Aproximadamente entre os 14 e 18 anos a maior parte das funções do sistema imune já está plenamente amadurecida", diz.
Instruir o sistema imune não deixa de ser um estímulo para despertar nossas defesas.
Estamos aperfeiçoando a arte de sobreviver com saúde desde o nascimento.


Globo Repórter - 23/06/2017



Fonte:http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2017/06/exercicios-intensos-na-terceira-idade-aumentam-defesas-do-organismo.html

Postagens mais visitadas deste blog

LUTEÍNA COMBATE MANCHAS E FOTOENVELHECIMENTO DA PELE

A luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - proporciona um efeito fotoprotetor contra a radiação solar e artificial, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da peleFoto: Shutterstock
Luteína combate manchas e fotoenvelhecimento da pele
Estudos já comprovaram que a luz emitida por computadores, televisores e lâmpadas fluorescentes pode causar manchas na pele, assim como os raios ultravioleta (UVA e UVB). Mas, o que pouca gente sabe é que a luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - pode proporcionar um efeito fotoprotetor contra todas essas radiações, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da pele. Os benefícios desse ativo para a cútis começaram a ser valorizados há cerca de cinco anos quando a revista científica americana Skin Pharmacology and Physiology divulgou um estudo que apontou a luteína como uma poderosa arma antioxidante contra o fotoenvelhecimento cutâneo, causad…

UC-II - COLÁGENO NÃO DESNATURADO,O QUE É ? - FANTÁSTICO SUPLEMENTO DERIVADO DA CARTILAGEM DO FRANGO

UC-II COLAGENO NÃO DESNATURADO DUAS VEZES MAIS ATIVO DO QUE CONDROITINA + GLUCOSAMINA A cartilagem é um dos tecidos conjuntivos primários do corpo, proporcionando flexibilidade e suporte para as articulações ósseas. O colageno tipo II não desnaturado, é a principal proteína estrutural na cartilagem que é responsável pela sua resistência à tração e firmeza. Derivado de cartilagem de frango, UC-II® consiste em colágeno tipo II não desnaturado que age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis e promover a mobilidade e flexibilidade das articulações. UC-II® tem sua composição patenteada, e demonstrou a sua eficácia em estudos clínicos em humanos. Descrição O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sangüíneos, intestinos e cartilagens, correspondendo a 30% da proteína total e a 6% em peso do corpo humano. Também é encontrada em diversos tecidos de animais. UC-II® é um colágeno do tipo II, não-desnaturado, derivado da cartil…

PROCAÍNA,A SENSAÇÃO CONTRA VELHICE

Um novo tratamento contra o envelhecimento está se tornando uma sensação no Brasil. Embora sua aplicação com essa finalidade não seja tão recente, a procaína benzóica estabilizada ganhou força na mídia, e hoje já é utilizada principalmente pelas classes sociais mais abastadas. Além de retardar o envelhecimento, o GH3, nome comercial da procaína, promete equilíbrio nos sistemas corporais, melhora na circulação sangüínea e combate à depressão. O geriatra e ortomolecular Eduardo Gomes e Azevedo trabalha com o GH3 há 27 anos, sendo inclusive usuário do medicamento. Ele alertou que o medicamento não faz milagres, apenas tem eficácia se utilizado num tratamento multidisciplinar. Azevedo contou que, no GH3, a procaína é somada ao metabissulfito de potássio, fosfato bissódico e ácido benzóico, diferente da procaína utilizada como anestésico. "Quando no organismo, a procaína benzóica se metaboliza, transformando-se no ácido para-amino-benzóico e no dietil-etanol-amino. Esses elementos são …