MUSICOTERAPIA E DOENÇA DE ALZHEIMER : VIAGEM MUSICAL INESQUECÍVEL


Musicoterapia e doença de Alzheimer: viagem musical inesquecível


A música é um fenômeno global com impacto nas estruturas cerebrais ao longo de todas as etapas da vida e é a expressão fundamental da cultura humana. É socialmente partilhada, experiência emocional.

“A música está presente em todas as esferas da vida de uma pessoa.

Pode conduzir-nos à alegria, à tristeza, ou à euforia. Está presente em muitos dos momentos importantes das nossas vidas, deixando “marcas no nosso coração”. A música entranha-se na nossa identidade. A música do nosso encontro, do nosso casamento, “a música que ouvíamos quando aquilo aconteceu”… são expressões que ouvimos repetidamente.
A música é socialmente partilhada, é uma experiência eminentemente emocional, com impacto nos seres vivos e em particular nos humanos, este efeito sente-se desde o ventre materno.
A música é um fenómeno global com impacto nas estruturas cerebrais ao longo de todas as etapas da vida e é a expressão fundamental da cultura humana. A música gera emoção e ativa várias estruturas cerebrais, sendo responsável pela ativação do sistema límbico, originando também a produção de neurotransmissores e o estabelecimento e reativação de novas e antigas sinapses. A música faz vibrar corpo, mente e cérebro, quando nos toca fazemos parte da sinfonia.”

Assim os coordenadores do livro Gerontologia e Transdisciplinaridade I apresentam o Capítulo 7, O Papel Terapêutico da Música nos Idosos, de Arthur Neto, (Rio de Janeiro/Brasil), sobre musicoterapia. Nas palavras do autor, “o presente texto pretende apresentar alguns benefícios decorrentes das atividades musicais, abordar a produção musical de alguns compositores eruditos durante a sua velhice, refletir sobre a aplicação da musicoterapia nas pessoas idosas diagnosticadas com Doença de Alzheimer e, finalmente, abordar a nossa oficina pedagógica denominada Viagens Musicais, desenvolvida com pessoas idosas na Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sob a nossa responsabilidade.”

Fonte:http://www.portaldoenvelhecimento.com.br/musicoterapia-e-doenca-de-alzheimer-viagem-musical-inesquecivel/


Postagens mais visitadas deste blog

LUTEÍNA COMBATE MANCHAS E FOTOENVELHECIMENTO DA PELE

UC-II - COLÁGENO NÃO DESNATURADO,O QUE É ? - FANTÁSTICO SUPLEMENTO DERIVADO DA CARTILAGEM DO FRANGO

DIETA DETOX PARA MELHORAR MUITO PELE E CABELOS