A FARSA DO COLESTEROL - TEXTO E DOCUMENTÁRIO EM VÍDEO

Teste de Colesterol: dedo de um homem é picado para testar o nível de colesterol em seu sangue (Rick Gershon / Getty Images)
Teste de Colesterol: dedo de um homem é picado para testar o nível de colesterol em seu sangue (Rick Gershon / Getty Images)

A farsa do colesterol – Parte 1

Para a grande maioria das pessoas, a dieta não tem efeito significativo sobre os níveis de colesterol no sangue. Os níveis de colesterol no sangue têm muito pouca relação com a doença coronária.
Estes fatos são contrários a tudo o que você já ouviu. São quase impossíveis de acreditar, mas são verdadeiros. O paradigma do colesterol é dogma – praticamente uma religião. Uma grande mentira que penetrou profundamente no subconsciente de nossa nação.
Nós não sabemos o que causa doenças do coração. Porém, sabemos o que não causa, e uma delas é o colesterol.
Os médicos aprenderam sobre o colesterol da mesma forma que nós: por meio da mídia, jornais, revistas, televisão, e as várias revistas médicas. Eles não sabem todos os fatos.
Temos sido inundados com uma onda de exageros, distorções e até mesmo deturpação absoluta dos fatos. Há somente poucas pessoas que não foram completamente sujeitos a esta lavagem cerebral.
A Associação Americana do Coração (AHA), o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI ) e suas equipes de investigação recebem centenas de milhões de dólares em subsídios, e controlam toda a pesquisa sobre a doença coronária, assim como a informação que é divulgada ao público. A “verdade” não é discutível!
A posição da AHA e do NHLBI é a seguinte: A grande epidemia de doença cardíaca coronária durante os primeiros 60 anos do século 20 foi causada por um aumento do consumo de gordura saturada e de colesterol na dieta da população mundial. Nenhuma parte desta afirmação é verdadeira, e a aliança NHLBI – AHA nunca publicou nenhum dado que apoie, mesmo que remotamente, esta posição
Existe uma relação muito fraca entre o nível de colesterol no sangue e a doença coronária.
Somos ensinados a temer o colesterol. Mas o que é, e qual é a sua função?
O colesterol é um cristal de álcool sólido, conhecido como esteroide. Existe em todas as células do corpo, e é absolutamente essencial para a nossa saúde. O corpo contém cerca de 5 gramas de colesterol, e apenas 7% disto circula no sangue.
O colesterol é um componente das membranas das células, onde regula a troca de nutrientes e produtos residuais. O colesterol ajuda no desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso e atua como um condutor de impulsos nervosos.
É um componente em ácidos biliares, os quais promovem a digestão de alimentos. Sem colesterol, esta gordura complexa, as vitaminas A , D , E e K, que são solúveis apenas em gorduras, não poderiam ser absorvidas.
O colesterol é uma substância necessária para a fabricação dos hormônios adrenais, sexuais, e hormônios da pituitária. O colesterol também é uma substância necessária para a pele, pois é convertido em vitamina D pela luz, e cria uma barreira que impede que a água e outros fluidos de entrar no corpo através da pele.
O colesterol é principalmente fabricado no fígado e na parede intestinal, mas também é sintetizado em todas as células do corpo, exceto as do tecido nervoso. O corpo fabrica entre mil e 2 mil miligramas de colesterol por dia.
Se a sua dieta não for suficientemente rica em colesterol, o seu corpo aumenta a produção interna. Em outras palavras, o nível de colesterol permanece quase constante, quer se coma mais colesterol ou não.
A mídia tem enfatizado duas lipo proteínas específicas. O HDL (lipo proteínas de alta densidade) é considerado o colesterol bom, porque capta o excesso de colesterol das células e remove-o a partir do sangue.
O LDL (lipo proteínas de baixa densidade) é considerado o mau colesterol, pois considera-se que esse tipo de colesterol se deposita nas artérias que provocam arteriosclerose. Apesar do que você leu, tudo isto é especulação.
A genética determina o nível de colesterol.
Os níveis sanguíneos de colesterol aumentam com o uso de nicotina, stress, dor, medo, gravidez, falta de exercício, medicamentos, tais como hormonas do sexo masculino e do sexo feminino, tranquilizantes, cortisona, vitaminas A e D, diuréticos e álcool. Várias doenças afetam os níveis de colesterol, incluindo o hipotiroidismo, a hepatite, a doença renal e a obstrução da vesícula biliar.
Os níveis sanguíneos de colesterol mudam durante as estações do ano. Uma medida não pode realmente representar o nível médio de sangue de uma pessoa. Instrumentos de medição de colesterol em laboratórios ou hospitais são notoriamente imprecisos. No entanto, milhares de milhões de dólares por ano são gastos em testes de colesterol.
Leia na próxima semana a parte 2 deste artigo, a respeito de como a ideia da dieta-CHD começou
O leitor deve consultar um médico para todos os conselhos médicos
Sheldon Zerden é um autor premiado. As perguntas e comentários podem ser enviados para Axnoon@yahoo.com

A farsa do colesterol – Parte 2

Comentários