Pular para o conteúdo principal

KEFIR,O IOGURTE CASEIRO QUE COMBATE CANDIDÍASE,É ANTIBIÓTICO NATURAL,REGULA O INTESTINO E COMBATE O CÂNCER E OUTRAS DOENÇAS SISTÊMICAS

graos de kefir copo 0417 400x800

Kefir: o que é o iogurte caseiro que combate candidíase, é antibiótico e regula intestino?

Já ouviu falar dos benefícios do kefir para saúde? Com aparência semelhante a de um iogurte, esse alimento é fruto da fermentação de micro-organismos benéficos que agem como antibióticos naturais, matando bactérias ruins e cultivando as boas.

Com isso, o organismo sente uma melhora notável no sistema imunológico, na flora intestinal e em outros aspectos.
O que é kefir?
Assim como outros alimentos que possuem bactérias benéficas, como os "leites fermentados com lactobacilos vivos", o kefir é uma colônia de micro-organismos que fazem bem para a saúde. A aparência é semelhante a de leite coalhado e o sabor lembra um iogurte, só que um pouco mais ácido.
O alimento é classificado como simbiótico, ou seja, uma mistura de probióticos e prebióticos. Isso significa que ele tem micro-organismos que eliminam as bactérias ruins do intestino e previnem doenças (probióticos) e fibras que estimulam a reprodução dos bacilos benéficos (prebióticos).
kefir como consumir 400x600 0417
ARQUIVOPESSOAL/LIGIALOTÉRIO
Um dos aspectos mais interessantes desse alimento que faz muito bem para a saúde é que ele não é vendido, mas sim compartilhado. Funciona assim: alguém lhe dá alguns grãos e você os cultiva. Em ambiente adequado - substratos de açúcares e proteínas, como leite - ele se prolifera, fermentar e chega à composição ideal para consumo, sem nunca chegar a um fim.
Tipos de Kefir
Há dois tipos. Eles são classificados quanto ao ambiente propício para sua proliferação e fermentação:
Kefir de água
kefir de agua 0317 400x800
JOANNAWNUK/SHUTTERSTOCK
Esse tipo se alimenta de água mineral ou água de coco com açúcar mascavo ou açúcar demerara. É ideal para alérgicos e intolerantes à lactose.
Kefir de leite
graos de kefir 0417 400x800
ESEMELWE/ISTOCK
Como o próprio nome diz, o kefir de leite precisa da bebida láctea de origem bovina ou de cabra. Também pode ser usado iogurte, leite de soja ou leite de coco.
Para que serve kefir?
O intestino é habitado por bactérias boas e ruins. Quando há desequilíbrio e o número de micro-organismos ruins prevalece, a saúde sofre.
“O intestino é chamado de segundo cérebro pois é um dos órgãos mais importantes do corpo. Entre suas funções importantes está, por exemplo, a produção de células do sistema imunológico. Ou seja, ele sempre precisa estar regulado para que a saúde seja boa", explica a nutricionista funcional e esportiva Giovana Canno.
Um dos grandes benefícios do kefir é justamente a melhora da flora intestinal, ou seja, a recolonização de bactérias boas no intestino. Chamadas de gram-positivas, elas liberam uma substância chamada bacteriocina que elimina os micro-organismos ruins.
Com isso, o sistema é reequilibrado, a imunidade ganha força, a função intestinal melhora e as doenças não surgem com tanta facilidade.
Contra o câncer
cancer ataca celula 0217 400x800
CREVIS/SHUTTERSTOCK
Vários estudos relacionam a bactéria proveniente do alimento à prevenção de tumores. Uma pesquisa da Universidade McGill, no Canadá, descobriu que o kefir reduziu a incidência de células do câncer de mama humano em 56%, em comparação com apenas 14% para o extrato de iogurte comum. Contudo, os cientistas ainda avaliam a veracidade dessa propriedade.
De acordo com a nutricionista Giovana Canno, o poder antioxidante e a melhora do sistema imune são outros indícios de que o kefir pode combater e prevenir células malignas.
Kefir para candidíase e infecção urinária
utero no corpo 0417 400x600
SCIENCEPICS/SHUTTERSTOCK
O kefir pode ajudar a saúde vaginal de diferentes maneiras.
Como ânus e vagina são muito próximos, a colonização de bactérias ruins no intestino pode fazer com que a vagina também seja infectada. Com isso, o risco de doenças do trato ginecológico é maior, como infecção urinária e candidíase de repetição. Como o kefir regula o fluxo de micro-organismos no intestino, ele reduz as chance de esses problemas surgirem e ainda ajuda a tratá-los caso já tenham aparecido.
Além disso, por melhorar a imunidade, ele pode também a longo prazo, diminuir a recorrência de infecções.
Há, ainda, estudos que apontam que é possível que as bactérias boas dos probióticos cheguem à flora vagina e a restabeleçam, assim como seu pH, diminuindo a chance de infecções por micro-organismos oportunistas, como a candida - mas essas pesquisas ainda não são conclusivas.
Combate o colesterol alto
coracao no corpo 216 400x600
YODIYIM/SHUTTERSTOCK
Sais biliares são componentes produzidos pelo fígado que são essenciais para digestão de gorduras no corpo. Um dos benefícios do kefir é auxiliar na fabricação dessas substâncias e, indiretamente, reduzir os níveis de colesterol através de uma metabolização potencializada.
Ajuda no tratamento da depressão e outros transtornos
mulher com depressao 0417 400x600
PHOTOGRAPHEE.EU/SHUTTERSTOCK
O kefir é rico em triptofano, um precursor do neurotransmissor serotonina, que, por sua vez, promove a sensação de bem-estar e felicidade. É por isso que essa bactéria do bem é um excelente complemento ao tratamento médico para quadros de síndrome do pânico, depressão, ansiedade e instabilidade de humor.
Para diabetes
diabetes corpo 0117 400x600
CRYSTAL EYE STUDIO/SHUTTERSTOCK
O kefir diminui a absorção de glicose pelo organismo e, consequentemente, estabiliza os níveis de insulina, ajudando a controlar quadros de diabetes mellitus.
Kefir emagrece?
calca larga apos emagrecer 0417 400x600
BILLION PHOTOS/SHUTTERSTOCK

Não há milagres quando o assunto é emagrecimento. Contudo, sabe-se que probióticos ajudam a emagrecer pois regulam níveis de insulina, que estão ligados ao acúmulo de gordura, e melhoram o trânsito intestinal.
Outro benefício do kefir para emagrecer é a potencialização do ganho de massa magra, já que ele melhora a absorção de glicose pela célula muscular, melhorando o treino e recuperando os músculos mais rápido.
Para úlcera e gastrite
ulcera estomago 0317 400x600
JUAN GAERTNER/SHUTTERSTOCK
Muitas pessoas possuem a bactéria Helicobacter pylori, que afeta a mucosa do estômago e está relacionada ao aparecimento de alguns tipos de gastrite, úlceras e cânceres nesse órgão. Os grãos de kefir ajudam a eliminar essa bactéria maléfica e manter a integridade da mucosa, podendo prevenir e complementar o tratamento de tais doenças.

Para diarreia e prisão de ventre
intestino 0117 400x600
YODIYIM/SHUTTERSTOCK
Uma flora intestinal bem colonizada por bactérias benéficas evita constipação e até prisão de ventre. Portanto, aposte no kefir se você sofre desses problemas.
Aumenta a imunidade
sistema imunologico 0417 400x600
UGREEN 3S/SHUTTERSTOCK
O intestino é responsável por absorver vitaminas para nosso organismo e controlar várias reações imunológicas. Contudo, se a flora estiver prejudicada, ele não consegue cumprir nenhuma das duas tarefas com eficiência, reduzindo a imunidade e deixando a saúde à mercê de doenças.
Uma opção para evitar que isso aconteça é o consumo de este tipo de alimento probiótico. Ótimo para regularizar a microbiota, ele fortalece o sistema imune, evitando e combatendo infecções como gripes, herpes e HPV.
Benefícios do kefir para a pele e cabelos
fazer cabelo crescer 400x800 0217
PROGRESSMAN/SHUTTERSTOCK
De acordo com Giovana Canno, as bactérias presentes no kefir são antioxidantes naturais que ajudam a eliminar os radicais livres, substâncias que oxidam as células, provocando o envelhecimento precoce. Além disso, ele também está envolvido na produção natural de colágeno da pele.
Ele também possui cálcio e magnésio, que estimulam o crescimento dos fios e os deixa mais fortes, e vitamina D, que auxilia a cicatrização da pele e também estimula o crescimento do cabelo.
Kefir é antibiótico?
O antibiótico é um medicamento eficaz para matar bactérias. Contudo, ele não consegue diferenciar quais são boas e quais são ruins, eliminado todas por igual e prejudicando o sistema imune.
Já o simbiótico natural elimina apenas os micro-organismos causadores de doenças. Mas é importante pontuar que ele não é tão forte quanto um remédio e nem serve como curativo para infecções no corpo.
Devido a essa propriedade, a especialista em nutrição sugere associar os dois. "Tomar kefir enquanto usa antibiótico é bom para não deixar a flora intestinal e a imunidade tão debilitados, já que esse iogurte natural repovoa os micróbios bons no nosso corpo", aconselha.
Onde comprar?
O kefir não é vendido e sim doado. Há alguns sites e páginas no Facebook que reúnem contatos de pessoas que cultivam o micro-organismo e estão dispostas a doá-lo desidratado e congelado, sendo preciso apenas esperar que ele descongele para inseri-lo no substrato de leite ou água.

Como fazer kefir
kefir de leite preparad 0317 400x800
YELENAYEMCHUK/ISTOCK
A grande vantagem desse simbiótico é que ele pode ser feito em casa e, se bem cuidado, não acaba nunca. Isso ocorre pois seus grãos são matrizes que não são consumidos, mas usados para fermentar as substâncias que os conservam.
Kefir de leite
Em um pote de vidro, misture aproximadamente uma colher de sopa de grãos kefir a duas xícaras de leite bovino, de cabra ou de coco. Tampe com um pano vazado, como um tule, e coloque na geladeira.

Aguarde de 36 a 48 horas para que a substância fermente e coe o líquido, que ficará semelhante a um iogurte, com um coador em outro recipiente de vidro.
Os grânulos que forem separados são as bactérias do kefir, que devem ser colocadas novamente no leite. Já o líquido coado pode ser bebido diretamente ou usado para o preparo de iogurtes, shakes e queijos. Se preferir, adoce com açúcar.
Kefir de água
Siga os mesmos passos do kefir de leite, mas substitua a bebida láctea por água de coco ou água com açúcar mascavo ou demerara.
Como cuidar: 4 dicas valiosas
iogurte cafe manha 0117 400x800
GEORGE RUDY/SHUTTERSTOCK
Para que os benefícios do kefir sejam mantidos, alguns cuidados devem ser seguidos. "Se o indivíduo seguir as orientações de um médico ou nutricionista quanto aos cuidados e frequência de consumo, nunca terá problemas", ressalta Giovana Canno. Confira as principais dicas:
  • Manter o kefir sempre na geladeira
  • Sempre armazenar com o substrato (água ou leite), para que o kefir não morra.
  • Descartar a parte consumível se ela passar mais de 36 horas sem contato com o substrato
  • Não usar recipientes ou colheres de metal para armazenar ou fazer o kefir
Como consumir kefir? Pode comer todo dia?
receita com kefir 0417 400x800
CH_CH/SHUTTERSTOCK
De acordo com a nutricionista Giovana Canno, esse micro-organismo pode ser tomado diariamente, mas o ideal é recorrer a um médico ou nutricionista para descobrir qual é a frequência correta de consumo, visto que isso muda de pessoa para pessoa.
Além disso, o kefir deve ser associado a uma boa hidratação para que ele consiga se proliferar corretamente. Portanto, tome muita água ao usar esse simbiótico.
Uma sugestão da nutricionista é usar o kefir em conjunto com outros alimentos benéficos para enriquecer ainda mais o cardápio e melhorar a saúde, como batido com frutas, coco ralado, fibras e biomassa de banana verde.
Faz mal?
A nutricionista Giovana Canno defende que todo mundo pode tomar - crianças, adultos, grávidas e idosos-, mas a orientação médica ou nutricional individualizada é essencial, principalmente para pessoas que possuem sensibilidade à produto lácteos. Nesses casos o alimento deve ser introduzido aos poucos.
E lembre-se: alimentos milagrosos não existem. Esse iogurte à base de bactérias boas pode complementar os cuidados com a saúde desde que o resto da alimentação seja saudável. "Comer teores de gorduras e proteínas adequados e evitar o consumo excessivo de açúcar é importante para manter a flora intestinal em dia", explica a especialista.
Alimentos naturais
Fonte:https://www.vix.com/pt/saude/544162/kefir-o-que-e-o-iogurte-caseiro-que-combate-candidiase-e-antibiotico-e-regula-intestino


Postagens mais visitadas deste blog

LUTEÍNA COMBATE MANCHAS E FOTOENVELHECIMENTO DA PELE

A luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - proporciona um efeito fotoprotetor contra a radiação solar e artificial, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da peleFoto: Shutterstock
Luteína combate manchas e fotoenvelhecimento da pele
Estudos já comprovaram que a luz emitida por computadores, televisores e lâmpadas fluorescentes pode causar manchas na pele, assim como os raios ultravioleta (UVA e UVB). Mas, o que pouca gente sabe é que a luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - pode proporcionar um efeito fotoprotetor contra todas essas radiações, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da pele. Os benefícios desse ativo para a cútis começaram a ser valorizados há cerca de cinco anos quando a revista científica americana Skin Pharmacology and Physiology divulgou um estudo que apontou a luteína como uma poderosa arma antioxidante contra o fotoenvelhecimento cutâneo, causad…

PROCAÍNA,A SENSAÇÃO CONTRA VELHICE

Um novo tratamento contra o envelhecimento está se tornando uma sensação no Brasil. Embora sua aplicação com essa finalidade não seja tão recente, a procaína benzóica estabilizada ganhou força na mídia, e hoje já é utilizada principalmente pelas classes sociais mais abastadas. Além de retardar o envelhecimento, o GH3, nome comercial da procaína, promete equilíbrio nos sistemas corporais, melhora na circulação sangüínea e combate à depressão. O geriatra e ortomolecular Eduardo Gomes e Azevedo trabalha com o GH3 há 27 anos, sendo inclusive usuário do medicamento. Ele alertou que o medicamento não faz milagres, apenas tem eficácia se utilizado num tratamento multidisciplinar. Azevedo contou que, no GH3, a procaína é somada ao metabissulfito de potássio, fosfato bissódico e ácido benzóico, diferente da procaína utilizada como anestésico. "Quando no organismo, a procaína benzóica se metaboliza, transformando-se no ácido para-amino-benzóico e no dietil-etanol-amino. Esses elementos são …

UC-II - COLÁGENO NÃO DESNATURADO,O QUE É ? - FANTÁSTICO SUPLEMENTO DERIVADO DA CARTILAGEM DO FRANGO

UC-II COLAGENO NÃO DESNATURADO DUAS VEZES MAIS ATIVO DO QUE CONDROITINA + GLUCOSAMINA A cartilagem é um dos tecidos conjuntivos primários do corpo, proporcionando flexibilidade e suporte para as articulações ósseas. O colageno tipo II não desnaturado, é a principal proteína estrutural na cartilagem que é responsável pela sua resistência à tração e firmeza. Derivado de cartilagem de frango, UC-II® consiste em colágeno tipo II não desnaturado que age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis e promover a mobilidade e flexibilidade das articulações. UC-II® tem sua composição patenteada, e demonstrou a sua eficácia em estudos clínicos em humanos. Descrição O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sangüíneos, intestinos e cartilagens, correspondendo a 30% da proteína total e a 6% em peso do corpo humano. Também é encontrada em diversos tecidos de animais. UC-II® é um colágeno do tipo II, não-desnaturado, derivado da cartil…