10 PASSOS PARA A LONGEVIDADE E O DESENVELHECIMENTO

Resultado de imagem para 10 PASSOS PARA A LONGEVIDADE

10 passos para o desenvelhecimento

E continuamos desenvelhecendo ...

Anos atrás li um livro do Deepak Chopra – Corpo Sem Idade, Mente Sem Fronteiras - que achei muito interessante, especialmente a passagem em que ele citava um grande mestre indiano que afirmava que o homem envelhece muito mais por imitação do que por razões físicas mesmo. Outros livros lidos depois endossavam essa afirmação, trocando a palavra imitação por programação mental. 
Em qualquer dos dois casos, entendo assim: a gente vê, desde criança, as pessoas envelhecidas e se programa para chegar lá do mesmo jeito (agora a coisa é pior porque somos massacrados por anúncios, matérias na mídia e ‘pesquisas científicas’ que afirmam que após os 40 anos ‘temos’ que ter tais doenças, após os 50 aquelas outras e assim por diante. E tome indicações de remédios ‘milagrosos’...) 
Em praticamente todos os países do mundo o homem (e principalmente a mulher) está vivendo cada vez mais, embora nem sempre vivendo saudavelmente, com paz, alegria e felicidade. Por quê? Provavelmente porque a ‘imitação’, a ‘programação mental’ está muito incrustada em nossas cabecinhas.
Agora estou lendo outro livro do Chopra – Torne-se Mais Jovem, Viva por Mais Tempo (os dois livros são da Rocco Editora) – que também é bastante interessante e indica ’10 passos para retardar o envelhecimento’, que passo resumidamente para vocês.
Claro que a coisa só vai funcionar para quem quiser trabalhar corpo, mente e espírito. Malhar só o corpo não vai adiantar muito, você só vai ficar malhado.

Retarde sua idade biológica mudando suas percepções

Você é, ou se torna, aquilo que você acredita ser. Então, vamos lá: Feche os olhos, respire tranqüilamente e escolha a idade biológica que você quer ter, numa faixa de até 15 anos menos do que a sua idade cronológica (aquela do RG). Ou seja, se você tem 60 anos, escolha uma idade entre os 45 e os 59. E aí você vai começar a trabalhar o seu ‘biostato’, o medidor de sua idade biológica.
Repita mentalmente, 3 vezes seguidas, tranqüilamente e confiantemente as frases:
a. Todos os dias, de todas as maneiras possíveis, estou aumentando minhas capacidades física e mental.
b. Meu biostato está ajustado em ...... anos, com muita saúde.
c. Pareço e me sinto com ...... anos e muita saúde.
Repita essas afirmações quantas vezes puder por dia, especialmente ao levantar e ao se deitar.
Chopra explica porque essa mentalização (e todas as outras) funciona: “As percepções criam a realidade. Ao mudar suas percepções, você muda sua realidade. Ao mudar a percepção de seu corpo, de seu envelhecimento e do tempo, você pode deter sua idade biológica.”
Veja as ilustrações desta página e perceba como ‘sua atenção e interpretações criam o que você vê e determinam as suas crenças. E uma crença é apenas a interpretação daquilo que você acha que é verdade.’ (Lembra de quantas ‘verdades’ que você jurava que eram ‘verdades’ agora você não jura mais? Houve um tempo, por exemplo, que todo mundo acreditava – ou era obrigado a acreditar – que a Terra era plana e que o Sol girava em torno dela. E agora, hein?)
Ronaldo, aqui entram as ilustrações que estou enviando escaneadas. Coloca só as duas ilustrações com as frases embaixo.

“Muito embora, continua Deepak, seu corpo pareça ser material, ele não o é. Numa realidade mais profunda, seu corpo é um campo de energia, transformação e inteligência. Que realiza trocas dinâmicas, o tempo todo, com o meio em que vive, e é capaz de cura, renovação e transformações perpétuas.”
Faça agora esta meditação: 
“Sente-se confortavelmente, feche os olhos e respire fundo (leia uma vez e faça a meditação ou peça para alguém ler para você bem devagar). Agora a cada expiração visualize que um fluxo de moléculas está se liberando de todas as células de seu corpo. Na expiração você libera átomos de todos os órgãos de seu corpo e na inspiração você traz novos átomos para suas células e seus órgãos. Com isso você está renovando o seu corpo e substituindo partes dele a cada respiração.
“Continue a inspirar e a expirar, com total atenção, e imaginando o seu corpo como uma corrente contínua de energia e transformação, que se renova e se revigora sem parar. 
“Desvie a atenção para o estômago, sabendo que toda a camada de pele que o recobre será renovada em menos de uma semana. Agora concentre-se na pele, sabendo que dentro de um mês todas as suas células, absolutamente todas as células de sua pele, estarão totalmente substituídas. 
“Agora veja o seu esqueleto com os olhos da mente, tendo certeza que todos os átomos que o constituem serão substituídos por outros mais novos em 3 meses, 3 meses apenas. Preste atenção no seu fígado. Você terá um totalmente novo daqui a 6 semanas.
“Agora sinta seu corpo todo, sabendo que em um ano ele estará quase que totalmente substituído. Quase tudo em seu corpo estará renovado. Então, diga a si mesmo: Estou renovando meu corpo a cada vez que respiro. E veja o seu corpo como ele realmente é: infinitamente flexível, fluido e em constante renovação.”
Adorei essa meditação, o livro todo é muito interessante, mas por questão de espaço vou resumir, bem resumido, os outros passos indicados por Deepak Chopra para desenvelhecermos. 
Para retardar a idade biológica, necessitamos de dois tipos de repouso profundo: consciência tranqüila, que se alcança pela meditação, e sono tranqüilo, para o qual ele indica jantar leve e até 7 ou 7 e meia da noite, deixar de ver as besteiras da televisão depois das 8 e meia e deitar entre 10 horas e 10 e meia.
Outros passos: alimentação saudável e em menor quantidade; práticas de yoga ou de tai chi chuan e de respiração consciente e também praticar a consciência do corpo e aprender a perceber seus sinais e suas mensagens; corrigir ou eliminar relacionamentos tóxicos e aprender a lidar com as turbulências emocionais; praticar a flexibilidade (‘deixo as coisas acontecerem mesmo quando parecem não andar do jeito que eu quero; pratico a sabedoria da incerteza, não ficando atrelado aos resultados e me liberto da necessidade de controlar tudo e todos; aprender a perdoar, e desistir dos ressentimentos, queixas e lamentações’) e a criatividade, no corpo e na mente. E por fim duas indicações bem gostosas e com ótimos exercícios: praticar o amor (em todos os sentidos, inclusive o sexual) sempre e manter a mente jovem, dando muitas risadas e sendo sempre bem humorado. 


Fonte:http://somostodosum.ig.com.br/ja/detalhes.asp?

Resultado de imagem para 10 PASSOS PARA A LONGEVIDADE

Comentários