LUZ DE ESCRITÓRIO,CELULAR OU COMPUTADOR FAZ MAL Á SUA PELE?

Resultado de imagem para luz do computador

Luz de escritório, celular ou computador faz mal á sua pele?

Dermatologistas de vários estados se reuniram para formular o primeiro documento oficial com recomendações sobre fotoproteção elaborado no país


A Sociedade Brasileira de Dermatologia publicou em 2014 um documento chamado Consenso Brasileiro de FotoproteçãoDermatologistas de vários estados se reuniram para formular o primeiro documento oficial com recomendações sobre fotoproteção elaborado no país e destinado aos brasileiros. Convidei uma dessas médicas, a dermatologista Renata Bregunci, para uma discussão sobre esse tema. 
Dentro desse contexto, vamos falar sobre o real risco da exposição a lâmpadas artificiais, entre outras fontes de emissão de luz como computadores e celulares. Os estudos sobre a radiação ultravioleta (UV-A e UV-B) emitida por fontes artificiais de luz se iniciaram por volta de 1950, em função da preocupação a respeito da possibilidade do surgimento de câncer de pele relacionado à exposição a essas fontes de emissão de luz

Em 1990, foi estabelecido que câmaras de bronzeamento artificial e fototerapia médica aumentam o risco de ocorrência de cânceres de pele, sendo o melanoma o tipo mais preocupante. O conhecimento evoluiu desde então e hoje as câmaras de bronzeamento artificial foram proibidas, e a fototerapia médica pode ser feita somente até um número pré-determinado de sessões.

Um assunto mais recente que vem preocupando os dermatologistas é a utilização de 
cabines de luz emissora de radiação ultravioleta durante o processo de secagem de unhas postiças de gel. Essas cabines ainda não foram proibidas, porém é fortemente recomendado o uso de protetores solares potentes (FPS> 50) nas mãos, se a paciente opta por realizar o procedimento mesmo sabendo dos riscos. 

Quanto às luzes de escritório, há poucos estudos. O consenso ressalta que “há poucos trabalhos publicados relacionados à transmissão de R-UV pelas fontes de luz artificiais. A quantidade de UV-A e UV-B emitida por lâmpadas de uso comum é muito pequena e totalmente bloqueada pela película protetora presente nos invólucros de vidro das lâmpadas. Sendo assim, não há relatos de emissão de R-UV pelas lâmpadas presentes no mercado.”

É importante sinalizar, todavia, que apesar de as luzes de escritórios, computadores e celulares não emitirem radiação ultravioleta suficiente capaz de provocar câncer de pele, elas emitem uma radiação chamada luz visível, que pode piorar doenças de pigmentação da pele como o melasma, além de contribuir com o envelhecimento da pele.

Isso reforça a recomendação do uso diário de  protetores solares com alto FPS (fator de proteção solar) e, se possível, com cor, mesmo em dias de trabalho exclusivamente em escritório. 

Para terminar, gostaria de reforçar que não existe relação entre a exposição à lâmpadas artificiais domésticas ou de escritório e câncer de pele. Recomenda-se, entretanto, o uso diário de protetores solares em áreas fotoexpostas pois vivemos em um país tropical, e recebemos uma quantidade grande de radiação em trajetos e atividades cotidianas , o que justifica essa prática. 

Tem alguma dúvida sobre esse tema ou gostaria de sugerir um assunto? Escreva para mim nadiabavoso@hotmail.com 

Fonte:https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/colunistas/nadia-bavoso/2020/01/07/noticias-saude,254549/luz-de-escritorio-celular-ou-computador-faz-mal.shtml

Luz do computador faz mal pra pele? Tecnologia também tem seus riscos. Respondemos essa duvida dos leitores!

Quem passa muito tempo na frente de monitores, tablets ou computadores, com certeza já notou a pele ardendo, ainda que levemente, após de algumas horas de uso. A verdade é que mesmo que você não tenha sentido nada até hoje, sua pele pode estar sofrendo agressões constantemente. No artigo de hoje vamos te mostrar como a luz do computador faz mal pra pele e quais cuidados devemos ter.Acompanhe conosco.

Luz do computador faz mal pra pele?


Apesar da exposição à luz visível de ambientes fechados ser muito menos prejudicial do que a exposição à luz solar, os especialistas dizem que todos devem se proteger, principalmente pessoas que estão sob tratamentos de pele (como peeling e laser) ou que têm doenças desencadeadas pelo sol (como o lúpus). Obviamente que se você ficar um dia ou outro sem proteção, não vai causar nenhum dano a sua pele. O problema é essa exposição sem proteção a longo prazo.

Chamada de luz visível, esse tipo de radiação, que também é emitida pelo sol, causa alterações no DNA da pele, assim como os raios ultravioleta (UVA e UVB).A conclusão é de uma revisão de estudos publicada na revista “Photochemistry and Photobiology”. O assunto foi tema do último simpósio da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A luz do computador e da claridade que entra através da janela, pode, sim, pigmentar e envelhecer a pele. É claro que a exposição a este tipo de iluminação não é tão agressiva quanto a luz do sol. Oito horas de exposição à luz artificial em ambientes fechados equivale a 1 minuto e 20 segundos de exposição solar em um dia claro de verão. Sim, claro que parece pouco, mas se imaginarmos que pessoas passam 8 por dia, 5 dias por semana durante anos trabalhando dentro de escritórios, essa quantidade pode significar estragos para a pele.O que ocorre é que essa luz é capaz de produzir radicais livres, que provocam alterações nas células, principalmente, nos melanócitos (células da pigmentação) e nos fibroblastos (produtores de colágeno). No longo prazo, até um câncer de pele leve, pode se ocasionar disso.
Olhos também são afetados
Segundo Pedro Antonio Nogueira Filho, oftalmologista do Hospital de Olhos Paulista, a intensidade da luz das telas desencadeia um efeito no sistema nervoso central que aciona o que se chama de atenção ativa.”Essa atenção inibe mecanismos autônomos, que não precisamos pensar para que aconteçam. Um deles é o piscar”, diz. Em condições normais, uma pessoa pode piscar até 20 vezes num minuto. Na frente do computador, porém, pode ficar minutos sem fazê-lo, não hidratando, assim, os globos oculares. “Isso compromete a transparência da córnea, o que leva a gente a enxergar menos. ”

Dicas para diminuir os riscos


De acordo com a pesquisa citada, a luz azul violeta gerada por computadores, celulares e tablets, é capaz de penetrar na pele em um nível mais profundo do que os raios ultravioletas, que são aqueles emitidos pelo sol. Como consequência, a exposição prolongada às telas pode causar danos à pele como o surgimento de manchas escuras e o aparecimento de linhas finas.

Luz do computador faz mal pra pele
Aplique protetor solar na pele todos os dias. (Foto: Divulgação)
Ainda que os efeitos não sejam tão nocivos quanto são os da radiação solar, a proteção deve ser feita diariamente, em casa ou no escritório. Veja como se proteger:
  • Na hora de compor o seu ritual de cuidados, não esqueça de dois produtos: antioxidante e filtro solar. Enquanto o antioxidante neutraliza os radicais livres, o filtro intensifica a proteção, principalmente as versões com cor.
  • Para manter a pele protegida dos danos causados pela luz do computador e de outros equipamentos tecnológicos, o ideal é mantê-la hidratada e aplicar um filtro solar pelo menos 30 minutos antes da exposição aos aparelhos.
  • Tente sempre diminuir o brilho do monitor para que não fique no máximo e em uma visibilidade confortável
  • Ajuste seu celular para que o brilho não fique também no máximo e tente usar mais distante do rosto.

Onde comprar Protetor Solar?


A melhor forma de prevenir os danos causados pela luz emitida por aparelhos eletrônicos é apostar na proteção diária da pele. Na hora de compor o seu ritual de cuidados, não esqueça de dois produtos em lojas especializadas confiáveis: antioxidante e filtro solar. Enquanto o antioxidante neutraliza os radicais livres, o filtro intensifica a proteção, principalmente as versões com cor.

Importante
Sempre procure seu dermatologista se tiver algum problema na pele, como coceira, manchas, ardência ou qualquer coisa do tipo. As informações aqui presentes são de domínio público na Internet, não nos responsabilizamos pelo mal uso das mesmas.Além disso, o acompanhamento e o tratamento de eventuais sintomas, como as manchas, é fundamental para evitar uma evolução e garantir a preservação de uma pele saudável e bonita.
Conclusão
Esperamos que tenham curtido as dicas e tenham entendido como a luz do computador faz mal pra pele pessoal. Pra quem quer ficar com a pele linda e bem cuidada sugiro ler sobre o lift gold que é um excelente creme anti idade.
Sugestões e dúvidas podem ser deixadas nos comentários!
Referências: hospital sirio Libanes

Comentários