DESCUBRA O IMPACTO DE SUA ROTINA DE BELEZA E SAIBA COMO SER MAIS ECO-FRIENDLY!

Resultado de imagem para Eco ideias (Foto: Nadine Ijewere/ Condé Nast Archive)

Eco ideias (Foto: Nadine Ijewere/ Condé Nast Archive)

Descubra o impacto ambiental da sua rotina de beleza (e saiba como ser mais eco-friendly!)

Faça o teste e conheça 5 maneiras de ser mais green

Estamos em clima de Prêmio Muda aqui na Glamour – não à toa, começamos a refletir sobre como as nossas escolhas de consumo de moda e beleza impactam o meio-ambiente. Atos corriqueiros, como passar um batonzinho para sair, têm grandes consequências para a natureza, sabia?

A boa notícia é que seu ritual de beleza pode, sim, ficar mais sustentável. Faça o teste e descubra como abaixo!

Faça o teste!

1. A melhor coisa do seu esfoliante facial é...
A. A sensação delícia das microesferas explodindo no rosto.
B. Sua fórmula exclusiva, repleta de ingredientes exóticos.
C. Que eu posso reabastecê-lo com refil.
2. Quando acaba seu produto de beleza você...
A. Jogo fora – duh!
B. Lavo e separo as embalagens para reciclar.
C. Uso o recipiente vazio como porta-escova ou outros acessórios.
3. No quesito água...
A. Banhos quentes e longos são meu fraco!
B. Demoro cerca de 10 minutos no chuveiro.
C. Tomo banhos de gato e desligo a torneira enquanto escovo os dentes. Você não?
4. Quando compra produtos de beleza, você...
A. Escolho online.
B. Vou bater perna para comprar algo que é feito em... Bem, não sei ao certo onde.
C. Vou de bike a uma pequena e charmosa loja com marcas locais.
5. O último batom que você comprou...
A. “Mora” junto de tantos outros: perdido no fundo de alguma bolsa.
B. Está quase no fim, mas não quero me desfazer dele. Uma espátula vai ajudar a retirar os últimos resquícios.
C. É vegano, sem glúten e feito por uma label de cosméticos que usa embalagens recicladas.

Resultado: o tamanho do estrago

Some sua pontuação: para cada A que marcou, dê a si mesma um ponto; para cada B, dois pontos; e para cada C, três pontos
12-15 PONTOS Quase a Mulher Maravilha quando o assunto é salvar o planeta! Continue o bom trabalho, por favor? Nós realmente precisamos disso...
8-11 PONTOS Você tem uma pilha de sacolas reutilizáveis e faz o possível para lembrar de usá-las. Seus esforços são muito valorizados.
5-7 PONTOS Sustentabilidade não é seu forte, mas nem tudo está perdido. As próximas páginas têm dicas úteis para você virar o jogo. Mas, antes, desligue a torneira!
Beleza (Foto: Reprodução/Instagram)

Ideias eco-friendly

Pequenas mudanças trazem grandes resultados sabia? Tipo essas:
Coloque uma cestinha extra em seu banheiro para guardar o material reciclável. “A maioria das pessoas só tem uma lixeira para reciclagem em casa, e geralmente na cozinha”, diz A.Tianna Scozzaro, diretora do programa de gênero, equidade e meio ambiente da ONG ambiental americana Sierra Club. “Assim, quando você desembrulhar ou acabar com um produto, não vai precisar pensar duas vezes antes de jogar fora e no lugar certo.”
Compre marcas locais. Em um mundo ideal, você conseguiria refazer a rota de cada ingrediente no rótulo até que ele chegasse à sua bancada. Se não puder comprar o sabonete de leite de cabra direto de um fazendeiro, suas comprinhas serão feitas em lojas de nicho e feiras (tipo a Jardim Secreto, em SP), em vez de online. Isso reduz os encargos de transporte, além do uso de plástico-bolha, caixas e sacolas. Lembre-se de levar sua própria sacolinha também!
Leia os rótulos. As marcas estão ficando cada vez mais conscientes sobre a sustentabilidade de seus ingredientes: muitas empresas abriram mão de usar plástico (como as microbolinhas do seu esfoliante) em suas fórmulas. As leis também estão melhorando quanto a proteger o planeta de matérias-primas questionáveis, caso da oxibenzona, encontrada em protetores solares, grande poluente de mares e oceanos.
Reabasteça, reutilize, repita. Reciclar é bom, mas não é uma dinâmica perfeita – muitos centros de reciclagem estão sobrecarregados de tal jeito que têm sido obrigados a enviar os materiais para aterros. Para minimizar seu impacto ambiental, procure embalagens que sejam práticas ou bonitas o bastante para você reaproveitá-las. Garrafas de vidro podem guardar algodão, prendedores de cabelo ou grampos. Recipientes menores viram frascos para xampu e creme no nécessaire de viagens.
Feche a torneira. A água é um bem precioso e se torna mais valioso à medida que as secas se intensificam. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA estima que deixar sua torneira aberta por só cinco minutos (enquanto lava o rosto, por exemplo) pode desperdiçar 38 litros de água por dia. Escovar os dentes com a água correndo equivale a mais oito litros. Um banho de banheira usa em média 136 litros, já o de chuveiro usa 19 litros por minuto. Vamos repensar nossas ações cotidianas?


Comentários