ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE A MAQUIAGEM VEGANA,ORGÂNICA E NATURAL

Resultado de imagem para Beleza vegana (Foto: Thinkstock)

Beleza vegana (Foto: Thinkstock)

Entenda a diferença entre a maquiagem vegana, orgânica e natural

A gente explica o bê-a-bá da beleza sustentável!

Apesar de ser uma iniciativa incrível da indústria de cosméticos nos últimos tempos, a make sustentável ainda é um bebê no mundo da beleza. Por isso, nada mais comum do que confundir maquiagem veganaorgânica e natural. Mas não se engane! Nesse departamento, são os detalhes que fazem toda a diferença. Quem explica para nós é Marcela Rodrigues, jornalista e fundadora da plataforma de conteúdo “a Naturalíssima”.

E, antes de embarcarmos nessa viagem e escolhermos nossas marcas favoritas, ela já avisa: o consumo responsável pede olhar crítico por parte dos consumidores. “Eu gosto de saber quem está por traz da minha marca favorita, o posicionamento que esta(s) pessoa tem diante de causas e críticas às marcas. Isso acaba sendo determinante ao escolher um item natural já que existem tantas opções, diz.

Maquiagem vegana



Vegana (Foto: Reprodução )

É a maquiagem sem ingredientes derivados de animais,  como mel, leite e gordura bovina. “Dentro do nicho consciente, é o que mais tem crescido! Então está cada vez mais fácil de achar”, afirma. Além disso, é cruelty free, ou seja, que não passa por testes em animais. Porém, isso não quer dizer que só contenha itens naturais em sua fórmula, que podem contar com  ingredientes sintéticos. E alguns de seus ativos podem ser problemáticos.
Quem quiser aprofundar, Marcela aconselha conhecer a função dos ingredientes. “Não podemos alarmar as fórmulas dos sintéticos. O problema são alguns ativos. Também não basta dizer se X ou Y são ruins. Temos de saber o que eles provocam na saúde ou no meio ambiente; isolados ou em conjunto com outros ativos”. Ela também recomenda analisar o impacto de cada ingrediente de maneira isolada e conjunta.“Indico ficar de olho no rótulo. Não basta ser vegana, hoje as marcas precisam ser conscientes e repensar o impacto ambiental que geram”, comenta. Para identificar, procure pelos selos como do PETA, o  Cruelty Free International, entre outros.

Maquiagem natural



Natural (Foto: Reprodução Instagram)

Sabe o que faz um produto ser considerado natural? Uma fórmula com 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos. Segundo Marcela, normalmente marcas conscientes e naturais não testam em animais. “Afinal, o que adianta ser natural e gerar sofrimento animal. Hoje em dia há muitas possibilidades e tecnologias. Não tem desculpa pra marcas testarem em animais!”
Porém, algumas utilizam matéria-prima animal, caso da cera de abelha. Por isso a importância de ler o rótulo e ficar atentas aos selos. “O selo IBE é bem comum entre elas, que mas há marcas bem naturais que não possuem”.

Orgânica



Orgânico (Foto: Reprodução Instagram)

Para começar, orgânico não é sinônimo de vegano, ok? Então, apesar de não serem cruelty free, essas makes podem conter derivados de animais, como cera de abelha, por exemplo. O que faz um produto ser considerado orgânico é ter no mínimo 95% de matérias-primas orgânicas. Isso significa sem químicas, como agrotóxicos, antes e durante o cultivo.
Marcela alerta que algumas marcas possuem boa parte da fórmula formada por ingredientes orgânicos e ainda assim não possuem um selo de orgânico. “Quando falamos em selos como o Ecocert, por exemplo, ele é dado por produto. Então pode acontecer de uma marca que se diz orgânica ter alguns itens do portfólio orgânicos e outros não. Se a marca for consciente de verdade, ela será, acima de tudo, transparente”.

Fica a dica:

É sempre importante lembrar: não é porque é sustentável que você está livre de reações alérgicas. “Ao usar um produto natural, mais do que um especialista, é a auto-observação que vai nos dizer se está sendo bacana pra gente ou não!”, explica.
Também não acredite nessa história de que você pode dormir tranquilamente com uma maquiagem natural/vegana. Segundo Marcela, é verdade por serem naturais e terem ingredientes vegetais e compatíveis com a pele, não vai fazer mal como uma fórmula convencional. “Todavia, ninguém passa make pra ficar em casa, né? Há o acúmulo de suor e resíduos de poluição e a maquiagem acaba absorvendo tudo isso. Em resumo, se dormiu de make natural, não é o fim do mundo. Mas tirar também é importante!”

Comentários