'AS MULHERES TÊM INFARTO E NÃO VÃO PARA O HOSPITAL PORQUE ACHAM QUE É CANSAÇO', ALERTA CARDIOLOGISTA

  

A cardiologista Carolyn Lam
A cardiologista Carolyn Lam Irina Nilsson


'As mulheres têm um infarto e não vão para o hospital porque acham que é cansaço', alerta cardiologista

Carolyn Lam conta, em entrevista, que o número de mortes por infarto entre as mulheres cresceu; elas subestimam os sintomas

Por Jessica Mouzo, El País

21/05/2023 04h30  Atualizado há uma semana



Doença cardiovascular "não é sexy", lamenta a cardiologista Carolyn Lam. Não está na moda, não se fala. Apesar de ser a primeira causa de morte no mundo, tanto em homens quanto em mulheres, a população não costuma monitorar ou verificar a pressão arterial ou o nível de açúcar no sangue, variáveis ​​que podem influenciar o risco cardiovascular, alerta a especialista.

Lam, que é diretora de Saúde do Coração da Mulher no National Heart Center de Cingapura, destaca a falta de conscientização sobre essas doenças, principalmente entre as mulheres: a cardiologista explica que muitas vezes acontece de elas nem identificarem com precisão e agilidade os sintomas de uma ataque cardíaco, em ocasiões que não sejam homens. Além da dor no peito, que pode ou não ter, as mulheres também sofrem de dor no pescoço ou aperto na mandíbula.

Tendemos a associar mais as doenças cardiovasculares aos homens.

Sim, e devemos mudar isso. É também uma doença das mulheres. Uma em cada três mulheres morre de doença cardíaca e derrame, assim como um em cada três homens. É a principal causa de morte em homens e mulheres, mas continuamos a ignorá-los e isso deve mudar.

A comunidade científica está bem ciente das diferenças entre sexo e gênero neste tipo de doença?

R. Não sabemos tudo, mas sabemos muito mais do que antes. E quando você diz sexo e gênero, está exatamente certo. Sexo é sexo biológico, hormônios. E gênero é nosso papel social. E ambos desempenham um papel nas diferenças nas doenças cardíacas. Primeiro, havia um equívoco de longa data de que as mulheres estão protegidas contra doenças cardíacas por causa do estrogênio, nossos hormônios sexuais. Isso foi pensado porque nas faixas etárias mais jovens, os homens têm mais doenças cardíacas, mas à medida que avançamos, as mulheres mais velhas, especialmente após a menopausa, também sofrem de doenças cardíacas e podem realmente superar os homens. Então, se olharmos apenas para mulheres e homens mais jovens, temos uma ideia errada. Aprendemos, mas com base em suposições.


E também, além disso, como no filme Yentl, a mulher, para ser levada a sério, tinha que se parecer com um homem. E esse é o problema dos sintomas: é como se precisássemos vivê-lo como um homem e descrevê-lo como um homem para ser levado a sério. Bernadine Healy usou o termo síndrome de Yentl em 2001 para chamar a atenção para o paradoxo dos resultados adversos para mulheres com doença cardíaca isquêmica, bem como subdiagnóstico e subtratamento de mulheres. A síndrome de Yentl é o mecanismo de ação diferente que os ataques cardíacos geralmente seguem nas mulheres em comparação aos homens. Isso é um problema porque grande parte da pesquisa médica se concentrou principalmente nos sintomas de ataques cardíacos em homens, e muitas mulheres morreram devido a diagnósticos incorretos porque seus sintomas se apresentam de maneira diferente.

Os sintomas não são os mesmos?

Nossos sintomas podem ser muito diferentes. Os homens geralmente sentem dor no peito. As mulheres também podem ter dor no peito, mas com mais frequência do que os homens, não é dor no peito, mas dor ou aperto na mandíbula. Muitos pacientes pensam que é realmente uma dor de dente ou dizem que estão cansados. Ou sentem a dor no estômago ou nas costas e racionalizam e ao invés de dizer: “Ah, tem alguma coisa errada”, dizem: “Está muito quente”, “comi demais”, “estou estressado”. , os homens sentem dor no peito e dizem: “Ah, é o coração”, e vão ao médico.

É um problema de educação, então? Ao se depararem com a dor, haverá um viés e eles serão informados de que é ansiedade ou algum problema de saúde mental.

Sim, esse é o problema. Os homens chegam ao consultório e dizem: “Tenho dor no peito. Por favor, verifique meu coração." A mulher vai chegar e falar: "desculpa incomodar, acho que estou estressada porque meu filho tem exame ou blablabla..." e pedem desculpas, não dizem que é de coração.


E qual é a responsabilidade do médico em relação a isso?

Acho que todos somos responsáveis. Gostaria que os médicos lembrassem que as mulheres podem ter doenças cardíacas e apresentar sintomas diferentes, mas os pacientes também devem sentir que têm direito a ter doenças cardíacas e ajudar o médico a entender que isso é sério. E isso começa desde pequeno: eu cresci com a minha mãe, que é médica, sempre correndo atrás do meu pai para controlar o colesterol, a pressão... Mas ela nunca checava. Nós cuidamos de tudo e imaginamos que estamos protegidos, mas somos igualmente vulneráveis.

A comunidade científica conhece essas diferenças de gênero há muito tempo. Alguma coisa mudou nos últimos anos?

Sim, acho que melhorou muito. Foi feita uma tentativa de conscientizar as mulheres sobre nosso próprio risco. Então tudo bem. Mas outra coisa que impediu o progresso é que não temos mulheres suficientes em ensaios clínicos.

E por que isso acontece?

Elas não se priorizam. Às vezes é muito difícil conseguir que as mulheres participem dos experimentos, então elas sempre estão sub-representadas. E nossos primeiros testes foram apenas em homens: os estudos com camundongos foram em camundongos machos porque eles não queriam complicações com a gravidez ou o que quer que fosse, então eles nem estudaram camundongos fêmeas. Como podemos continuar assim, excluindo sistematicamente as mulheres? Agora as coisas melhoraram e temos ensaios sobre insuficiência cardíaca em que há 40% ou 50% de mulheres.

Há algum tratamento ou procedimento médico em que você não sabe se funciona para mulheres porque os testes foram feitos em homens?

Sim, infelizmente existem alguns exemplos onde há uma diferença. Na insuficiência cardíaca, existe uma droga muito antiga chamada digoxina que só percebemos muito mais tarde que há uma diferença de sexo na resposta: a mesma dose dá a você níveis mais altos da droga em mulheres do que em homens e isso está associado com toxicidade e mais mortes em mulheres do que em homens. Existem algumas drogas que apenas damos às mulheres em doses que conhecemos para os homens.


Qual é a consequência desse tipo de desigualdade? Por ser mulher, tenho mais chances de morrer do que meu parceiro, por exemplo?

Sim. Nossos dados ainda mostram que, com um ataque cardíaco, uma mulher tem um risco maior de morrer do que um homem. E uma mulher continua a receber menos terapias invasivas. E muitos dos medicamentos que temos, eles são menos propensos a receber do que os homens. Existem muitas razões.

Por exemplo?

Por exemplo, uma mulher que sofre um ataque cardíaco pode ter uma doença nos pequenos vasos, não nos grandes. E com o pequeno vaso você não pode colocar stent e às vezes essas doenças de pequenos vasos também passam despercebidas e são subtratadas. Outro motivo é que as mulheres que sofrem infarto podem ser mais velhas que os homens e isso pode explicar muitas coisas, como ter mais hipertensão, diabetes... resultados do que os homens.

O que precisa ser feito para fechar essa lacuna?

O que estamos fazendo agora, literalmente: tentar educar o público é extremamente importante. A mulher deve reconhecer seu próprio risco, sem desculpas. Assim como o namorado, o pai, o irmão e todos os outros devem se cuidar e conhecer seus riscos, nós devemos conhecer os nossos. Você sabe qual é a sua pressão arterial? Seu colesterol? Todos esses são fatores de risco para doenças cardíacas.


O cardiologista Valentín Fuster disse: "Vivemos em uma sociedade de consumo que nos priva do que é importante, que é a qualidade de vida." E afirmou que os fatores de risco cardiovascular são um espelho da vida. O que você acha?

Sim, eu acho que a doença cardiovascular, se você quiser, é uma doença do estilo de vida. E isso é bom e ruim. O ruim é que é muito triste que seja algo que fazemos a nós mesmos, entupimos nossas próprias artérias com gordura, fumaça e problemas, não cuidamos do que a natureza nos deu. Mas a parte boa é que é modificável: se for uma doença causada pelo estilo de vida, significa que podemos tentar fazer algo a respeito. O gerenciamento do estresse é muito, muito importante. Na verdade, a conexão entre o coração e o cérebro de uma mulher é ainda mais forte: o estresse pode desencadear um ataque cardíaco, é chamado de síndrome do coração partido. E parte disso é controlar o estresse, e é por isso que precisamos ter uma boa saúde mental.


Mas isso só acontece com as mulheres?


Não, homens e mulheres, mas essa conexão entre emoções, estresse e doenças cardíacas é muito forte nas mulheres. Como eu estava dizendo, existe uma síndrome do coração partido em que uma mulher recebe más notícias e pode ter um ataque cardíaco: não porque suas artérias estejam cheias de gordura, mas porque o estresse faz com que as artérias se contraiam e ela sofra danos cardíacos. os óculos estão limpos. Ocorre predominantemente em mulheres na pós-menopausa, muito mais do que em homens.


O sono influencia a saúde cardiovascular?


Sim, um bom sono é muitas vezes ignorado, mas é uma parte muito importante da boa gestão do estilo de vida. Quando passamos horas sem dormir, todo o nosso corpo fica em estado de euforia adrenérgica. E isso afeta muito nosso metabolismo e também nossos padrões alimentares. É uma espiral descendente muito ruim: os hormônios do estresse estão altos e isso dá vontade de comer coisas não saudáveis, faz a pressão subir... Nosso descanso, nossa saúde mental, é muito importante.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/05/as-mulheres-tem-um-infarto-e-nao-vao-para-o-hospital-porque-acham-que-e-cansaco-diz-cardiologista.ghtml

 

Comentários