GELO: SEU PRÓXIMO INGREDIENTE NA ROTINA DO SKINCARE? ENTENDA COMO E POR QUE FUNCIONA

 

Saiba como incluir cubos de gelo na sua rotina de skincare (Foto: Getty Images )

Saiba como incluir cubos de gelo na sua rotina de skincare (Foto: Getty Images )


  • LAUREN VALENTI
  • VOGUE INTERNACIONAL
 ATUALIZADO EM 


A estrela do YouTube e maquiadora Lisa Eldridge é fã de tratamentos faciais com gelo para combater o inchaço matinal e dar um up nas modelos com jet-lag. Seu problema é a vermelhidão da pele? Basta levar um cubo de gelo para o céu da boca, onde ficam os receptores dos vasos sanguíneos do seu rosto. E para as crises de acne, ele também atua como tratamento pontual para inflamações, diz a esteticista norte-americana Renée Rouleau. 

Independentemente dos seus problemas de pele, especialistas avaliam como os cubos recém-tirados da geladeira, especialmente quando misturados com chá verde, cafeína ou leite (!), podem ajudar a aumentar a sua circulação sanguínea, minimizar poros e aliviar inflamações deixando a cútis viçosa e com muito glow.

Dê um boost no glow natural

Desde o começo de sua carreira, o esteticista das celebridades Ole Henriksen, conhecido por seus tratamentos faciais milagrosos, incorpora cubos de gelo em seus tratamentos. "Eles melhoram drasticamente a circulação na pele para o brilho saudável que todos queremos", diz. Para intensificar os resultados, ele prepara e congela chá de sementes de rosa mosqueta, rico em vitamina C, e chá verde, que é repleto de antioxidantes. Para aplicação, Henriksen sugere envolver um cubo de gelo em um lenço fino de algodão e massageá-los na pele.

E o truque milenar pode também dar um boost na eficácia da sua rotina de cuidados. “Se você aplicar um sérum na pele e depois aplicar gelo, os vasos capilares se comprimem, fazendo com que os ingredientes da fórmula penetrarem mais profundamente”, explica Rouleau. A esteticista das celebridades Joanna Czech também é fã da etapa extragelada - principalmente quando se usa uma máscara. Depois de usar a máscara The Brilliance Brightening Mask, da La Mer, ela sela os ingredientes iluminadores e revitalizantes deslizando cubos de gelo envoltos em gaze pela face.

Mas para obter a pele radiante em uma etapa rápida, no entanto, basta se inspirar em uma página do manual de supermodelos e fazer como Kate Moss. Seguindo a abordagem sem limites de Joan Crawford à vaidade, retratada em Mommie Dearest, sabe-se que a modelo de 45 anos submersa o rosto em uma pia de água com cubos de gelo para combater o inchaço do matinal.

Esculpir suas maçãs do rosto


Para peles mais sensíveis, Henriksen sugere uma alternativa ligeiramente modificada à técnica de mergulhar o rosto nas pedras de gelo: depois de encher uma tigela até um terço do caminho com leite, que contém vitamina A, ingrediente regenerador de células, e ácido lático, esfoliante natural, adicione os cubos e embebede um pano macio na mistura. "Pressione o pano em todo o rosto por 15 segundos e repita cinco vezes", diz ele. Ou então, aproveite a tendência global de contorno facial na beleza e leve um cubo de leite congelado do centro do queixo ao longo da linha da mandíbula até o lóbulo da orelha, depois para cima, em direção às alturas das maçãs do rosto, na região dos olhos e na testa, diz. Repita a massagem por 5 minutos para obter o efeito lifting.

Alivie inflamações de acne


Já que a causa por trás das manchas e acne cística são as bactérias, uma dose de frio pode ajudar a aliviar a dor e diminuir a inflamação ao contrair os vasos sanguíneos. Para Rouleau, o truque é alternar a aplicação do cubo de gelo com uma compressa quente nas erupções por cerca de seis ciclos. "Isso estimula a circulação, permitindo que o sistema imunológico do corpo se acalme e elimine manchas e cistos", diz ela. Para reforçar esse tipo de tratamento no local, Francesca Fusco, dermatologista da Wexler Dermatology em Nova York, dissolve uma aspirina em água morna antes do congelamento, pois o ácido acetilsalicílico ajuda a secar as espinhas.
Se você luta com vermelhidão ou rosácea, os especialistas pedem cuidado na aplicação de algo muito quente ou frio no rosto. No entanto, você ainda pode reduzir o rubor da pele aplicando um cubo de gelo no céu da boca. “É um local receptor que contrai os vasos sanguíneos no rosto quando resfriados”, diz a Dra. Fusco.

Amenizar bolsas sob os olhos


Segundo Czech, os cubos de gelo podem ser usados como tratamento para os olhos de duas maneiras. "Use uma compressa fria feita de algodão e chá de camomila e coloque-a nos olhos por alguns minutos", diz ela. "Ou enrole os cubos de gelo na gaze e deslize-os dos cantos internos dos olhos até a testa em um movimento circular." De qualquer forma, a drenagem do excesso de fluido melhorará drasticamente a aparência dos olhos cansados. Outro truque? Dra. Fusco congela quadrados de café gelado, pois as propriedades constritivas da cafeína ajudam a diminuir o inchaço.


Fonte:https://vogue.globo.com/beleza/pele/noticia/2020/07/seu-proximo-ingrediente-na-rotina-de-skincare-gelo-entenda-como-e-por-que.html

GELO NO ROSTO FAZ BEM? CONHEÇA OS BENEFÍCIOS, QUAIS CUIDADOS TOMAR E OUTRAS DICAS

novembro 11, 2022

Usar gelo no rosto para amenizar inchaços e reduzir os poros é um truque antigo, originário na cultura oriental. Mas, voltou a fazer sucesso depois de ser resgatado por criadores de conteúdo que viralizaram a técnica nas redes sociais com o termo “skin-icing”.

No entanto, dermatologistas alertam para os cuidados que devem ser tomados durante a prática. Afinal, será que passar gelo no rosto é bom para a pele mesmo?

Pensando nisso, nós, do Beyoung blog, descobrimos os benefícios do gelo no rosto, quais cuidados você deve ter ao utilizar e também reunimos as melhores dicas para realizar o procedimento com segurança. Contamos cada detalhe no conteúdo que você vai ver a seguir. Confira!

Passar gelo no rosto é bom?

A resposta para essa pergunta pode depender de muitos fatores. E, como todo cuidado que recomendamos por aqui, sempre observe e respeite a necessidade da sua pele. Por exemplo, caso sua pele esteja mais sensível em determinado período, uso o gelo com cautela, para não deixa-la ainda mais sensibilizada. Mas, sem dúvidas, o gelo oferece benefícios à cútis.

Não à toa, a prática é uma conhecida técnica da cultura oriental, que acreditava ser possível retardar o envelhecimento da pele ao aplicar o gelo sobre as linhas de expressão do rosto. Com o passar do tempo se tornou popular em todo o mundo e hoje é uma febre nas redes sociais.

No entanto, aplicar gelo no rosto isoladamente não pode ser considerado um tratamento, pois não oferece benefícios duradouros e a longo prazo. O que acontece na verdade é uma reação chamada vasoconstrição, ou seja, a compressão dos vasos sanguíneos. Os efeitos são a redução do inchaço, diminuição dos poros e da vermelhidão causada por espinhas e inflamações.

Existe também uma técnica parecida, conhecida como crioterapia. No entanto, ela é mais frequente em procedimentos estéticos para o corpo ou para recuperação de atletas de alta performance. Pode ser realizada com o uso de nitrogênio e cremes especiais, que reproduzem o efeito gelado para estimular a circulação do sangue, eliminação de gordura localizada, celulites e no combate à flacidez ou com bacias de água com gelo ajudando na recuperação muscular.

Apesar dos benefícios, para ambas as técnicas são necessários alguns cuidados, pois aplicar o gelo ou nitrogênio diretamente sobre a pele pode causar sérias queimaduras ou piorar quadros inflamatórios graves.

6 benefícios do gelo no rosto 

Novidade: conheça a primeira ferramenta de skin icing no Brasil: a Beauty Ball

1. Ameniza a vermelhidão

Muitos são os fatores que causam vermelhidão na pele, as inflamações causadas por espinhas ficam geralmente avermelhadas e são bastante frequentes. Uma forma de amenizá-las é aplicar o gelo no rosto. Faça movimentos leves para evitar a irritação da pele

2. Redução do inchaço e olheiras

Quando passamos por uma semana corrida, dormindo pouco e descuidando da saúde, também cria-se um cenário propício para o aparecimento de olheiras e bolsas embaixo dos olhos. Para reverter esse quadro, além dos cuidados básicos com a saúde, como uma boa noite de sono, alimentação correta e hidratação, o gelo também é muito indicado, pois traz benefícios instantâneos.

A dica aqui é aplicar o gelo fazendo um movimento circular, indo do canto interno dos olhos em direção à sobrancelha. Rapidamente você verá o resultado.

3. Poros menos dilatados

Um dos efeitos mais conhecidos do gelo no rosto é a redução no tamanho dos poros. Isso acontece por causa da vasoconstrição, quando os vasos sanguíneos são comprimidos, as glândulas sebáceas passam a trabalhar mais devagar e os poros não precisam dilatar tanto para enviar o sebo para as camadas superficiais da pele. 

4. Reduz a oleosidade 

Além de agir sobre a dilatação dos poros, como estávamos falando, o efeito gelado também ajuda a controlar a produção das glândulas sebáceas. Essa combinação contribui muito para o controle da oleosidade da pele, mas lembramos que o efeito é momentâneo e não um tratamento para controle da oleosidade.

5. Alivia queimaduras leves do Sol

Quem nunca passou horas no Sol e acabou todo vermelho? Você deve saber o quanto é desconfortável passar por isso. Mas, saiba que o gelo é um ótimo aliado para amenizar os sintomas das queimaduras solares leves, aliviando a sensação de queimação e diminuindo a vermelhidão.

6. Preparar a pele para a maquiagem

Você já viu que alguns dos benefícios proporcionados pelo gelo são a redução dos poros e, consequentemente, o controle da oleosidade da pele. Por isso, ele é muito usado para preparar a pele para receber a maquiagem, evitando que ela seja absorvida pelos poros ou acabe “derretendo” pelo excesso de sebo.

Cuidados ao passar gelo no rosto

Arte ilustrativa mostra cubos de gelo empilhados

Apesar de oferecer vários benefícios, a maior preocupação ao utilizar essa técnica é em relação às queimaduras que o gelo pode causar. Por isso, a dica é aplicar fazendo movimentos circulares leves e não deixar o gelo parado sobre o mesmo local durante muitos segundos, isso pode causar queimaduras e alteração da pigmentação da pele.

Antes de iniciar, lembre-se também de higienizar o rosto e garantir que nenhum resquício de maquiagem fique na pele antes de aplicar o gelo. 

Além disso, também vale lembrar que qualquer coisa em excesso pode ser ruim. Por isso, não realize o procedimento várias vezes ao dia, prefira fazê-lo uma vez ao dia, pela manhã ou à noite. E não demore mais do que 2 minutos para concluir o processo.

Mas, saiba que, da mesma forma, existem alternativas que podem oferecer resultados ainda melhores. Confira abaixo.

Bônus: outras técnicas para aproveitar o efeito gelado

Chá gelado é uma tecnica para substituir o gelo no rosto

Utilizar gelo diretamente sobre a pele oferece muitos benefícios, mas pode ficar ainda melhor adicionando outros ativos. Separamos aqui algumas opções para você testar em casa.

Compressa fria de chá

A compressa fria de chá também tem feito sucesso nas redes sociais. Além dos chás, é possível misturar outros ingredientes, como pepino e babosa, que ajudam a intensificar os efeitos do gelo. Cada combinação produz resultados específicos, vejas essas duas que separamos para apresentar para você:

Chá verde + Babosa

O chá verde é conhecido por conter flavonoides e polifenóis. Essas substâncias possuem uma poderosa ação no combate aos radicais livres, portanto, podem ser usadas para potencializar um tratamento anti-aging, por exemplo.

Já a babosa tem um poder de hidratação profunda e efeito cicatrizante. A combinação do chá verde com a babosa congelados, pode ser uma das melhores soluções para amenizar os efeitos das queimaduras causadas pelo excesso de Sol.

Chá de camomila + pepino

A erva produz uma ação calmante, além de agir como um potente antioxidante. Assim, é uma ótima opção para amenizar a vermelhidão causada por irritações na pele, além de ajudar a clarear as olheiras.

O pepino é um legume rico em nutrientes como magnésio, potássio, vitamina A, B1 e C. Substâncias presentes na fórmula de diversos dermocosméticos por também proporcionam uma incrível ação hidratante e antioxidante. A combinação do chá de camomila somado ao legume carregado de vitaminas estimula a revitalização da pele. 

Com essas dicas, o efeito gelado é potencializado pelas outras substâncias. Além disso, é muito simples fazer a compressa fria em casa, veja o passo a passo:

  1. Prepare o chá de sua preferência bem concentrado. Lembre-se de utilizar água filtrada; 
  2. Rale o pepino ou a babosa bem fininho e coloque-a em formas de gelo. Uma dica é utilizar aquelas formas de cupcake de silicone. Após adicionar o ingrediente no recipiente, acrescente o chá;
  3. Deixe no freezer por algumas horas até congelar;
  4. Na hora de aplicar, lembre-se que a melhor forma de evitar queimaduras é fazendo movimentos circulares, sem deixar parado no mesmo lugar. E o processo não deve durar mais do que dois minutos.

Produtos gelados

Essa dica também está bombando nas redes e é uma alternativa para substituir o gelo. Se você tem alguns acessórios como um roller ou gua-sha, pode deixá-los na geladeira para usar eles gelados durante o skin care. 

A técnica é indicada para os cuidados matinais, ajudando a aliviar o inchaço e preparando a pele para começar o dia. Há quem diga, inclusive, que a prática ajuda a afinar o rosto quando combinada com massagens faciais específicas.

Algumas máscaras faciais também podem ir para a geladeira e produzir efeitos parecidos. Inclusive, os produtos e acessórios gelados estão fazendo tanto sucesso que agora existem mini-geladeiras especialmente para esse fim, curioso, né?

Agora é a sua vez de testar o efeitos do gelo no rosto

Dava para imaginar que algo tão simples quanto uma pedrinha de gelo poderia proporcionar tudo isso? Pequenos detalhes e mudanças de hábitos podem transformar nosso dia a dia e a nossa pele.

Então, já quer ir correndo testar essas dicas? Vai lá, mas não esquece de voltar aqui para nos contar o resultado depois.

Fonte:https://beyoung.com.br/blog/gelo-no-rosto/

Técnicas de skincare: balde com gelo no rosto é saudável?

Método conhecido como skin icing vem sendo usado no autocuidado da pele. Técnica viralizou nas redes sociais com influenciadoras gringas e brasileiras



A técnica é milenar, mais conhecida como skin icing, de aplicar gelo no rosto já foi tendência há muitos anos e está retomando agora com ainda mais adeptas pelo mundo(foto: Valuavitaly/Freepik)

Recentemente viralizou nas redes sociais influenciadoras gringas e brasileiras mergulhando o rosto em um balde com gelo sinalizando que a técnica ajuda a desinchar o rosto e melhorar os aspectos.  

A técnica é milenar, mais conhecida como skin icing, e já foi tendência há muitos anos e está retomando agora com ainda mais adeptas pelo mundo inteiro. Celebridades já defendem a prática e não abrem a mão de fazer essa rotina junto com seus cuidados skincare. 

 

A prática que voltou a ser febre novamente vem gerando muitos questionamentos quanto aos seus benefícios para pele.  

 

Nesse cenário, Thaís Regina Brienza Lataro, professora farmacêutica e esteticista da Cruzeiro do Sul Virtual, explica que a técnica skin icing é verdadeira e existem diversos benefícios para saúde da pele com sua prática, pois o ato contrai os vasos sanguíneos do rosto. 


“Os capilares sanguíneos da região diminuem de tamanho quando entram em contato com a água gelada, o que ajuda a amenizar as olheiras, além de melhorar a textura dos poros – efeito de fechamento momentâneo, mas que auxilia na preparação do rosto para receber a maquiagem, por exemplo. Além disso, esse ritual tira o inchaço, diminui vermelhidão e promove um “glow” natural na pele”, salienta Brienza.  

Fácil acesso, prática e barata 

Thaís destaca também que outro fator positivo dessa técnica de skincare é o fácil acesso, pois todas as pessoas conseguem fazer de forma prática e barata em casa, e é possível perceber o resultado na mesma hora. “Foi exatamente esse efeito imediato que ajudou a viralizar o balde com gelo. A dica é perfeita para quem acabou de acordar com o rosto inchado, ou até mesmo para amenizar o aspecto de cansaço e fadiga da pele”. 

Os riscos

Apesar dos benefícios, a técnica também tem riscos que devem ser considerados, principalmente em peles sensíveis ou com acnes e lesões: "Temos que pensar que temperaturas muito baixas podem danificar a pele. Com isso, importante a pessoa ter cuidado para não exagerar na dose de gelo. Dependendo da sensibilidade da pele, pode causar até queimaduras e aumento da sensibilidade. Também deve ser evitado contato direto do gelo com o rosto”, alerta a farmacêutica. 

 

Em casos de peles mais sensíveis, Thais recomenda que busque por outros métodos disponíveis no mercado, como massageadores faciais e globos gelados. 

 

A farmacêutica ainda orienta: "Antes de sair fazendo as tendências que viralizam na internet, tenham cautela e busque um profissional. Se sentir alguma sensibilidade durante o processo, suspenda o uso imediatamente e não utilize o gelo diretamente na pele”. 

 

Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/saude-e-bem-viver/2023/03/31/interna_bem_viver,1475914/tecnicas-de-skincare-balde-com-gelo-no-rosto-e-saudavel.shtml

Benefícios do gelo para a pele

“O gelo tem uma função vasoconstritora, ou seja, diminui o diâmetro dos vasos sanguíneos e, assim, diminui também o edema e a inflamação que acontece após uma extração de pele. Também pode ajudar no extravasamento de líquido que acontece em casos de olheiras“, explica Flávia.

Ou seja, um dos principais benefícios que o gelo oferece para a pele é a redução do inchaço e, por isso, costuma ser muito usado logo de manhã, como primeiro passo do skincare. Na região das olheiras, faça movimentos de dentro para fora com o cubo de gelo para uma diminuição instantânea das bolsas.

Assim como a água gelada, o gelo também tem o poder de fechar os poros e deixar a pele mais uniforme. Isso faz com que ele atue quase como um primer, fazendo a maquiagem durar mais e ter um melhor acabamento. Além disso, o frio ajuda no controle da oleosidade e diminui a inflamação de espinhas.

Muitas pessoas afirmam que o gelo ajuda ainda a tonificar o rosto, aumentando a firmeza da pele. Porém, segundo a esteticista, o efeito é temporário. “Ele pode causar uma retração tecidual e consequentemente um aumento na firmeza da pele. Porém, essa retração e essa firmeza é temporária, pois a temperatura interna do corpo é de 37,5º C”, explica.

Cuidados ao passar gelo no rosto

Apesar de ser algo muito simples e parecer inofensivo, existem peles que não devem usar o gelo de forma alguma, como as mais sensíveis, com rosácea ou acne muito grave. Aplicar o cubo de gelo pode agravar os quadros e deixar a pele ainda mais avermelhada. Pessoas com diabetes ou hanseníase possuem sensibilidade diminuída e, por isso, podem não sentir o resfriamento excessivo e causar queimaduras.

Outro ponto importante é que o gelo pode ser aplicado direto na pele, mas com muito cuidado. Embrulhar os cubos em algum tecido de algodão limpo pode ser mais seguro. Flávia Medeiros recomenda que, caso prefira aplicá-lo diretamente na pele, esteja com o rosto molhado.

Fonte:https://www.belezanaweb.com.br/loucas-por-beleza/passar-gelo-no-rosto-faz-bem-para-a-pele/


NO TIKTOK, GELO NO ROSTO É HIT PARA SKINCARE

Chamada "skin-icing", a tendência já tem adeptas famosas como as tops Kate Moss e Irina Shayk. Investigamos seus efeitos mais a fundo. Descubra!

Ao buscar pela hashtag #skinicing no TikTok, você terá acesso a milhares de publicações a respeito desta nova tendência de cuidados com a pele. Trata-se de uma série de artimanhas para incluir o gelo na sua rotina de skincare.

Você pode mergulhar a cabeça em um balde com água e gelo, como a estilista britânica Victoria Beckham e a top model Kate Moss, ou usar uma ferramenta geladinha como a modelo russa Irina Shayk.

No mar de vídeos da rede social preferida da geração Z, os benefícios prometidos são muitos: prevenção da acneaumento da luminosidadediminuição do inchaço matinalredução de poros e de linhas de expressão e por aí vai…

“Generalizações na saúde são sempre perigosas”, alerta a dermatologista Cristiane Simões. “Não existe ‘a acne’. Existe a acne que você tem. As doenças variam muito dependendo do indivíduo que as contrai”, explica.

De acordo com os dermatologistas entrevistados por esta reportagem, na verdade, os efeitos mais comuns do skin-icing são o controle da oleosidade (“uma vez que promove uma contração momentânea da pele”, diz Otávio Macedo) e o combate ao inchaço (“o frio diminui os vasos sanguíneos temporariamente”, continua).

Por isso, antes de sair jogando gelo na cara achando que um milagre vai acontecer, tenha calma. “Se sentir alguma sensibilidade durante o processo, suspenda o uso e não utilize o gelo diretamente na pele que, por causa disso, pode se queimar. Compressas frias de chá de camomila saem na frente“, indica Otávio.

A colega de profissão Luciana Garbelini lista outras maneiras de aderir ao skin-icing: “Água bem gelada no momento da lavagem do rosto, produtos de beleza na geladeira (indicados por um especialista, claro) e água termal refrigerada para dias quentes também podem ser opções.”

Fonte:https://elle.com.br/beleza/no-tiktok-gelo-no-rosto-e-hit-para-skincare


Comentários