SUPLEMENTOS DE VITAMINA D NÃO PREVINEM DOENÇAS PARA A MAIORIA DAS PESSOAS, REVELA ESTUDO (NEM MESMO OSTEOPOROSE)

  Falta de vitamina D pode levar a consequências graves especialmente entre os idosos.

Suplementos de vitamina D não previnem doenças para a maioria das pessoas, revela estudo (nem mesmo osteoporose)

Substância é produzida naturalmente no corpo a partir da exposição da pele à luz solar

Por O Globo — Rio de Janeiro

07/10/2023 09h43  Atualizado há 2 semanas

Os suplementos de vitamina D não ajudam a prevenir doenças para a maioria das pessoas. É o que aponta um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, e da Universidade de Aberdeen, na Escócia, publicado na revista científica British Medical Journal.

A substância — produzida naturalmente pelo corpo quando somos expostos ao sol — ajuda a manter ossos, dentes e músculos saudáveis, reduzindo o risco de fraturas. No entanto, a revisão das evidências de ensaios clínicos sobre o impacto da suplementação descobriu que tentar obter vitamina D através de suplementos não é tão benéfico assim para a saúde.

Durante a primavera e o verão, a maioria das pessoas obtém vitamina D suficiente da luz solar na pele e na dieta. Mas no outono e no inverno, quando a exposição ao sol é mínima, a única fonte provém de uma gama limitada de alimentos, como peixe oleoso, gema de ovo, carne vermelha, fígado, cereais matinais fortificados e pastas gordurosas para barrar.

"Concluímos que as evidências atuais não apoiam o uso de suplementação de vitamina D para prevenir doenças", disse Mark Bolland, professor associado de medicina da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, em comunicado.

No trabalho de revisão, a equipe concluiu que os ensaios clínicos demonstraram que a suplementação de vitamina D não melhora os resultados músculo-esqueléticos, como em casos de quedas ou fraturas.

Os cientistas também afirmam que não há evidências de alta qualidade que sugiram que a suplementação de vitamina D seja benéfica para outras condições, como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC) e alguns tipos de câncer — e é improvável que os resultados dos ensaios em andamento alterem essas conclusões.

Se a suplementação de vitamina D trouxer benefícios, é mais provável que sejam observados em populações com deficiência grave de vitamina D, escreveram os autores.

À luz da incerteza, os cientistas sugerem que as pessoas de alto risco devem ser aconselhadas sobre a exposição solar e a dieta, e que os suplementos de vitamina D em baixas doses devem ser considerados individualmente.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/10/07/suplementos-de-vitamina-d-nao-previnem-doencas-para-a-maioria-das-pessoas-revela-estudo-nem-mesmo-osteoporose.ghtml

Comentários