AS 6 DICAS DE FISIOTERAPEUTAS QUE EVITAM AS LESÕES NA ACADEMIA E NO ESPORTE (PARA QUEM VAI COMEÇAR OU JÁ TREINA)
As 6 dicas de fisioterapeutas que evitam as lesões na academia e no esporte (para quem vai começar ou já treina)
Do check-up anual ao jeito de fazer tarefas domésticas, especialistas mostram como pequenos ajustes na rotina podem proteger o corpo de dores e contusões
Por
Hilary Achauer
, Em The New York Times
10/09/2025 03h00 Atualizado há 4 dias
Quando alguém chega ao consultório de um fisioterapeuta, geralmente é porque foi a um extremo: movimento demais ou de menos. A dor no quadril pode ser resultado de jogos seguidos de tênis no fim de semana ou de horas passadas no sofá.
Geralmente, não é apenas o excesso de atividade ou o sedentarismo que causa o problema, mas sim o acúmulo de hábitos diários.
— Eu só queria que as pessoas entendessem que fazer demais, rápido demais, causa lesão — diz John Gallucci Jr., fisioterapeuta em Nova Jersey. — Elas saem do sofá, da cadeira, do escritório ou do carro e correm direto para a quadra de pickleball.
A seguir, seis medidas recomendadas por fisioterapeutas para variar a rotina, manter o corpo em movimento e, ao mesmo tempo, prevenir ou evitar lesões.
Trate o fisioterapeuta como o dentista
A maioria das pessoas só procura um fisioterapeuta quando sente dor. Mas Amy Kimball, fisioterapeuta e professora assistente da Universidade de Iowa, recomenda check-ups anuais para todos, como forma de avaliar como o corpo está e receber orientações. Dependendo do plano de saúde, pode nem ser necessário encaminhamento médico para marcar a consulta.
- O que é aceitável e o que não é? Conheça os 8 hábitos que te fazem parecer mal-educado na academia
Se a ideia é correr uma prova de 5 km, por exemplo, o fisioterapeuta pode avaliar a passada ou indicar um treino de fortalecimento, disse Kimball. O plano de fisioterapia também deve evoluir à medida que pontos fortes e fracos mudam, acrescentou Heather McGill, fisioterapeuta em San Francisco.
— Se você ainda faz os mesmos cinco exercícios de cinco anos atrás — explica ela — alguma coisa não está funcionando.
Pratique HIIT com moderação
O treino intervalado de alta intensidade (HIIT) pode ser muito benéfico, e ganhou popularidade nas últimas décadas. Mas praticá-lo em dias seguidos não dá ao corpo o tempo necessário para se recuperar, o que pode gerar lesões e esgotamento.
— Se as pessoas parassem de fazer boot camp cinco a sete vezes por semana, eu não teria emprego — conta Julia Rosenthal, fisioterapeuta e especialista em ortopedia em Nova York. — Você está constantemente sobrecarregando o sistema nervoso sem dar chance de recuperação, e depois se pergunta por que não está se sentindo bem.
A recomendação dela é limitar as aulas de alta intensidade a poucas vezes por semana.
Ao começar algo novo, progrida gradualmente
Alyssa Skala, professora de fisioterapia e cirurgia ortopédica na Washington University, em Saint Louis, conta que já atendeu muitas pessoas com ruptura do tendão de Aquiles após saírem de uma vida sedentária direto para um jogo intenso de basquete no fim de semana.
— Elas saltam, correm para pegar a bola — ela diz. — Mas o corpo simplesmente não está preparado para aquela carga.
- Anúncio polêmico: Rússia diz que vacina contra câncer está ‘pronta para uso’; entenda
Se a ideia é iniciar um novo esporte ou programa de exercícios, o caminho é começar devagar e aumentar aos poucos, disse Skala. Sua regra é crescer 10% por semana — seja em distância, frequência ou peso.
— Dê tempo para que articulações, músculos e flexibilidade se adaptem — afirma.
Use a mão não dominante em tarefas do dia a dia
Outra dica simples de McGill para seus pacientes é usar mais o lado não dominante do corpo. Se você é destro, tente segurar o celular ou o mouse com a mão esquerda.
Isso porque a mão dominante não só é mais forte, como também sofre mais esforço — e, portanto, mais risco de lesão, explica. Alternar os lados divide a carga de trabalho. McGill observa que a estratégia é especialmente útil para pessoas com dores no punho ou no cotovelo — comuns em jogadores de golfe.
Trate as tarefas domésticas como um treino
No outono, quando as pessoas começam a limpar calhas, Gallucci já sabe que verá pacientes com distensões no tendão de Aquiles ou nos músculos posteriores da coxa, provocadas por subir e descer escadas. Ele revela que, recentemente, recebeu a ligação de um amigo de 61 anos que passou o sábado plantando mais de cem flores.
— O joelho doía, as costas doíam — conta Gallucci. — O punho doía de tanto girar a pá.
Segundo ele, a melhor abordagem é encarar essas tarefas como uma aula de academia: dividir em etapas ao longo de quatro ou cinco dias, para dar tempo ao corpo de se acostumar com o esforço.
Também é importante pensar em quais músculos serão exigidos e em quanto tempo você costuma treinar. O ideal é trabalhar por no máximo uma ou duas horas sem pausa.
Não confie apenas no alongamento para aliviar a rigidez muscular
Muita gente pensa que, quando os músculos estão rígidos, basta alongar. Embora não haja problema em fazer um alongamento leve ao acordar, essa prática geralmente não resolve a causa principal. (Aliás, a maioria dos especialistas recomenda um aquecimento dinâmico em vez de alongamento estático antes do exercício.)
Em alguns casos, o alongamento pode até aumentar a rigidez, afirma Rosenthal. Pessoas com muita mobilidade, por exemplo, podem sentir tensão porque os músculos trabalham para dar estabilidade. Em outros casos, o desconforto pode estar relacionado à fadiga ou ao enrijecimento protetor em torno de uma área lesionada, conhecido como “proteção muscular”.
— Só alongar não resolve isso e, às vezes, até piora a irritação — conclui Rosenthal.
Segundo ela, se o alongamento causa bem-estar, pode ser feito após o treino. Mas, se a sensação de rigidez é constante, talvez seja melhor procurar um fisioterapeuta ou investir em exercícios de fortalecimento.
Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2025/09/10/as-6-dicas-de-fisioterapeutas-que-evitam-as-lesoes-na-academia-e-no-esporte-para-quem-vai-comecar-ou-ja-treina.ghtml
Comentários
Postar um comentário