/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/p/B/oGWRR3RlidOkfWUFRLvQ/119248.jpg)
A dieta que
ajuda a reverter o fígado gorduroso
A grande maioria das pessoas não sabe
que sofre dessa doença, já que costuma ser assintomática.
Por La Nacion
26/12/2025 14h50 Atualizado há 4 dias
O fígado gorduroso não alcoólico, conhecido cientificamente como doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), tornou-se a causa mais frequente de doenças hepáticas crônicas tanto em crianças quanto em adultos, segundo o Centro de Nutrição Júlia Farré.
Uma das principais causas desse problema é o sedentarismo, assim como o sobrepeso, a obesidade, o colesterol alto, a hipertensão e o diabetes. Por isso, os especialistas recomendam seguir uma dieta equilibrada acompanhada de atividade física.
O tratamento do fígado gorduroso envolve mudanças na alimentação, bem como no estilo de vida, pois deve incluir alimentos como verduras, legumes, frutas frescas, leguminosas, cereais integrais, proteínas magras, gorduras saudáveis e laticínios desnatados, entre outros.
Além disso, deve-se reduzir o açúcar, os ultraprocessados e o consumo de álcool. Da mesma forma, é importante manter as porções em quantidades moderadas para evitar o excesso de calorias.
A Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica ocorre quando mais de 5% das células do fígado acumulam ácidos graxos e triglicerídeos a ponto de não conseguirem eliminá-los, segundo o site mencionado anteriormente.
O acúmulo de gordura no fígado costuma ser consequência de uma alimentação pouco saudável e da falta de exercício físico.
A grande maioria das pessoas não sabe que tem essa doença, já que geralmente é assintomática. No entanto, alguns dos sintomas mais comuns são cansaço, mal-estar geral ou dor na parte superior direita do abdômen.
De acordo com o Centro de Nutrição Júlia Farré, o tratamento mais eficaz para essa doença consiste em uma mudança de hábitos, incluindo uma alimentação saudável e uma rotina regular de exercícios.
Para mantê-la sob controle, é importante realizar sempre acompanhamentos médicos e evitar a automedicação, para não agravar os sintomas.
— Não se trata de abandonar a ingestão de gordura, mas de controlar a quantidade de energia que se consome e de quais alimentos ela provém” — afirma Cristina González, nutricionista do Centro de Nutrição Júlia Farré.
Uma das dietas mais recomendadas para tratar o fígado gorduroso é a dieta mediterrânea, caracterizada pelo consumo predominante de alimentos de origem vegetal, como frutas e verduras.
Esta é a dieta recomendada pelo Centro de Nutrição Júlia Farré
Café da manhã
- Café com leite desnatado; uma torrada de pão integral com queijo fresco, tomate e azeite de oliva extravirgem.
Almoço
- Endívias com romã; salmão no vapor com batata-doce assada.
Lanche da tarde
- Um iogurte natural sem açúcar, acompanhado de seis nozes.
Jantar
- Abobrinha e pimentão grelhados.
- Um peito de frango grelhado.
- Uma fatia de pão integral.
Comentários
Postar um comentário